Pernambuco confirma 10º caso de Candida auris; paciente está internado e em isolamento
- Jason Lagos
- 4 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Um homem de 52 anos foi detectado com o superfungo Candida auris, sendo a 10ª pessoa em Pernambuco a contrair a levedura neste ano de 2023. Ele deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, após sofrer um acidente de moto e machucar uma perna.
Depois, ele foi transferido para o Hospital Miguel Arraes (HMA), onde permanece internado e em isolamento.
Buscando evitar mais contaminações pelo fungo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) optou por pausar novos atendimentos no setor de emergência da unidade de saúde que fez o tratamento inicial dele. A regra é válida até a próxima segunda-feira (10).
E, por precaução aos pacientes que permanecem no HGV, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) promoverá uma sequência de testes para o Candida auris. Serão testadas as pessoas consideradas "de risco", que estão internadas há três dias ou mais, tomando antibióticos por mais de 24 horas e utilizando sonda, por exemplo.
A SES-PE ainda garantiu que "está em contato com todas as unidades da rede de saúde, principalmente aquelas localizadas no Recife e Região Metropolitana, a fim de monitorar o fluxo de demandas em cada um desses serviços, diante da restrição de novos atendimentos no HGV".
O fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 em uma paciente no Japão. Até o momento, sua presença foi encontrada em mais de 5 mil casos em quase 50 países, das Américas, Oriente Médio, Ásia e África.
Algumas cepas do fungo são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que Candida auris pode ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae.
O organismo unicelular pode infectar qualquer parte do corpo e se tornar um problema sério, impactando a corrente sanguínea. O superfungo afeta principalmente pessoas que já têm muitos problemas médicos.
Estão mais suscetíveis à doença os pacientes com internações frequentes, que vivem em lares de idosos, com o sistema imunológico enfraquecido, que recebem muitos antibióticos, ou que têm dispositivos como tubos no corpo. As infecções causadas pelo fungo podem ser graves e mortais.
Comments