top of page

Bolsonaro se aconselhou com Michel Temer antes de interrogatório no STF

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 12 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se aconselhou com o também ex-presidente Michel Temer (MDB) para o interrogatório do qual participou na Primeira Turma do STF, no âmbito do inquérito do golpe.


Temer é próximo do ministro do STF Alexandre de Moraes e foi ele quem indicou o ministro para a vaga na Corte.


Segundo apurou o jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Bolsonaro conversou a sós com Temer na sexta-feira (6) em São Paulo. O ex-mandatário do PL ficou na cidade até o domingo (8) e teve outras reuniões preparatórias para a oitiva.


Temer, de acordo com interlocutores, aconselhou Bolsonaro a agir de forma “serena” e “equilibrada” no interrogatório. Ele também sugeriu que Bolsonaro pedisse desculpas ao ministro Alexandre de Moraes.


O ex-presidente filiado ao PL seguiu os conselhos. Na oitiva, Bolsonaro brincou com Moraes e até pediu desculpas por ter dito que o ministro teria levado US$ 50 milhões durante as eleições de 2022.


Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro se aconselhou com Temer. Em fevereiro de 2024, por exemplo, ele tinha procurou emedebista para alinhar o discurso que fez em um ato na Avenida Paulista.


Em setembro de 2021, após xingar Moraes de “canalha” em ato na Paulista, Bolsonaro também recorreu a Temer para escrever uma carta de pacificação, na qual recuava de ameaças golpistas.


Aliados do ex-presidente Temer disseram que ele acompanhou o depoimento de Bolsonaro no STF e considerou que ele foi bem. O emedebista também viu com bons olhos o fato de Bolsonaro ter citado a brincadeira sobre Moraes ser vice.


O interrogatório aconteceu no âmbito da ação penal que avalia se Bolsonaro e outros sete réus, o chamado "núcleo crucial", planejaram um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula no fim de 2022. Eles são acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.



Créditos: Metrópoles e O Globo

 
 
 

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page