Vereador Demir da Saúde denuncia atendimento precário no Centro de Terapias Integradas Casa Jorginho
- Jason Lagos
- 11 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (11), o vereador Demir da Saúde (foto abaixo) fez críticas contundentes à qualidade do atendimento do Centro de Terapias Integradas Casa Jorginho, inaugurada no dia 26 de dezembro do ano passado, no mesmo local onde funcionou a Ame Especialidades durante a gestão do ex-prefeito Edson Vieira.
O espaço Casa Jorginho é destinado ao atendimento especializado às pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down, ofertando serviços de neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo e nutricionista.
Durante seu discurso na tribuna, o vereador afirmou que tem recebido reclamações de inúmeras mães, queixando-se da insuficiência de profissionais de neuropediatria e da demora em se conseguir fazer exames.
O vereador chegou a apresentar um áudio de uma mãe, identificada como Vera, mãe de um filho autista. No áudio, a mãe relatou que o filho vive em tratamento há quase três anos, e que o mesmo está na fila da terapia desde o período da Ame Especialidades, sem que a fila tenha andado.
A mulher ainda revelou que procurou a Casa Jorginho para tratar do assunto, sendo muito mal atendida, e que por isso entraria na Justiça para conseguir atendimento para o filho. Ainda segundo ela, após quase 3 anos de espera, o filho está na posição 299 da fila de atendimento para a psicóloga, na posição 315 para a fonoaudióloga e na posição 307 para Terapia Ocupacional.

Demir afirmou também que recentemente foi contratado um profissional para o serviço de neuropediatria sem formação nesse ramo da neurologia. Em seguida, apresentou o que seria a posição atualizada das filas de atendimento para diversas especialidades.
Psicóloga: 579 crianças esperando atendimento; Fonoaudióloga: 433; Psicopedagoga: 266; Terapeuta Ocupacional: 292; Neuropediatra: mais de 500 crianças esperando.
Segundo Demir, as mães que lhe tem procurado afirmaram que cansaram de ouvir da direção da Casa Jorginho que os profissionais em falta estão sendo contratados e que os serviços serão normalizados. Entretanto, de acordo com as mesmas, o tempo passa e nada acontece.
O parlamentar afirmou que tem orientado as mães que lhe procuram para denunciar a precariedade do atendimento da Casa Jorginho a entrarem na Justiça, afim de tentar garantir os serviços que estariam sendo negligenciados.
Nenhum dos vereadores de situação contestou as informações trazidas a plenário por Demir da Saúde. Carlinhos da Cohab limitou-se a enumerar alguns dos serviços que têm sido prestados pela Casa Jorginho, mas sem negar a veracidade do relato do oposicionista.
Este espaço fica aberto para uma eventual manifestação da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe.
Comentários