Teresa Duere antecipa aposentadoria e deixa o TCE-PE; sucessão pode garantir Diogo Moraes na ALEPE
- Jason Lagos
- 16 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Teresa Duere (foto), antecipou em dois meses sua aposentadoria. Com isso, apresentou seu desligamento do Pleno nesta segunda-feira (15). Discreta, ela fez história ao ser a primeira e única mulher a ocupar uma das sete vagas do conselho do TCE.
Teresa só se aposentaria no dia 12 de julho, quando completa 75 anos, e teria de deixar o TCE pela aposentadoria compulsória. Mas ela resolveu antecipar sua saída. O anúncio vem apenas um dia antes da eleição de Eduardo Porto como novo conselheiro do TCE, na vaga que pertenceu ao seu pai, Carlos Porto.
A vaga de Duere pertence à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e seis candidatos estão na disputa pelo cargo vitalício. Entre os nomes, os dois mais cotados, na banca de apostas da Assembleia, são os deputados Rodrigo Novaes e Joaquim Lira.

Caso Rodrigo Novaes seja o escolhido, o primeiro suplente do PSB Diogo Moraes (foto), legenda à qual Novaes é filiado, assume o mandato em seu lugar. O favoritismo de Novaes se dá pelo fato de contar com o apoio do presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que por sua vez é grato ao deputado pelo fato do mesmo ter conseguido o apoio da bancada do PSB em sua eleição para o comando da Casa de Joaquim Nabuco.
O pedido de aposentadoria de Teresa Duere foi testemunhado por seu irmão, o Senador Fernando Dueire (MDB), pelo presidente do TCE, Ranilson Ramos, e pelo Deputado estadual Jarbas Filho (PSB). Na ocasião, também estiveram presentes os conselheiros Carlos Neves, Valdecir Pascoal e Dirceu Rodolfo, além do Procurador-Jurídico do tribunal, Aquiles Viana Bezerra.
O Presidente do TCE, Ranilson Ramos, já informou que irá oferecer a ela a medalha Nilo Coelho em uma sessão de despedida que está sendo agendada.
“Teresa foi a primeira mulher da nossa corte e a segunda do País. Seu empenho e dedicação estiveram marcados em cada parecer, em cada voto e posicionamento dado aqui. Ela só construiu pontes entre todos nós. Sentiremos muita falta”, afirmou Ranilson.




Comentários