top of page

Primeiro dia de negociação EUA-Brasil não avança e tarifaço é mantido

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 27 de out.
  • 2 min de leitura
ree

O que envolve política deverá ser tratado diretamente por Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump


A reunião entre negociadores do Brasil e dos Estados Unidos realizada no fim da noite de domingo (26) no horário de Brasília e início da manhã de 2ª feira (27) na Malásia, acabou sem a reversão das tarifas de 50% para produtos brasileiros importados pelos norte-americanos.


De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, um cronograma de reuniões foi criado para dar prosseguimento às negociações.


Vieira participou da reunião junto com o secretárioexecutivo do Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço), Márcio Elias Rosa, e com o assessor especial da Presidência, Audo Faleiro. Pelo lado dos Estados Unidos estiveram presentes o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial, Jamieson Greer. O secretário de Estado, Marco Rubio, não participou.


O chanceler brasileiro disse a jornalistas em Kuala Lumpur que a equipe brasileira reiterou o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que as tarifas sejam suspensas imediatamente para que se possa iniciar o processo de negociação “que procure contemplar as preocupações de natureza comercial de ambas as partes como foi feito com outros países”.


Ficou acordado entre as equipes que um grupo de negociadores brasileiros viajará para Washington nos próximos dias para dar prosseguimento às conversas.


Depois de Vieira, Lula disse a jornalistas que caberá aos ministros e secretários dos 2 países discutir as questões comerciais. O que envolve política deverá ser tratado diretamente por ele com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), inclusive as punições a ministros brasileiros.


O petista havia se reunido com Trump no início da manhã de domingo no horário de Brasília, e à tarde no horário da Malásia, por 45 minutos. O encontro terminou sem que o norte-americano anunciasse a revogação das tarifas. Trump, porém, aceitou negociar uma revisão das taxas e determinou que sua equipe se reunisse imediatamente com autoridades brasileiras. Por isso, havia expectativa de que um anúncio ao menos da suspensão das taxas pudesse sair da reunião desta 2ª feira.


O encontro entre Lula e Trump foi realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, e se deu em um tom amistoso, com o presidente dos EUA mais ouvindo do que falando, de acordo com autoridades brasileiras que acompanharam a reunião.



Créditos: Poder360

 
 
 

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page