top of page

Padre Airton Freire passa por cirurgia de troca de válvula aórtica

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 15 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

O Padre Airton Freire passou por uma cirurgia para troca de uma válvula da artéria aorta, que sai diretamente do coração.


De acordo com os advogados do religioso, o procedimento durou quatro horas e foi feito no Real Hospital Português, no Centro do Recife. Ele está preso preventivamente e é réu em dois inquéritos sobre estupro e outros crimes sexuais contra fiéis.


Padre Airton, que tem 67 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português desde o dia 23 de julho, sob custódia policial.


A cirurgia, segundo os advogados, foi feita na segunda-feira (14) pelos médicos Fernando Moraes, Eduardo Pessoa de Melo, Eugênio Albuquerque e Marcos Magalhães.


A artéria aorta, maior vaso do corpo humano, sai diretamente do coração e desce paralelamente à coluna vertebral, distribuindo o sangue oxigenado aos órgãos do corpo. Por sair diretamente do coração, suas paredes estão submetidas a pressões muito altas.


Os advogados afirmaram, ainda, que ele "ainda precisa de cuidados e correria riscos sérios de saúde se voltasse ao ambiente prisional".


Por isso, segundo a defesa, a prisão preventiva é "injusta" e os advogados trabalham "para que a medida seja revertida em habeas corpus a ser julgado pela Justiça estadual". Atualmente, as visitas ao padre são restritas aos advogados e à equipe médica.


Na semana passada, os advogados pediram a instauração de um inquéritos para apurar fraude processual nas denúncias feitas contra o sacerdote. Eles querem que Silvia Tavares, a primeira mulher que fez a denúncia, seja investigada por supostas “ocultação e manipulação de provas que inocentam o sacerdote”.


A petição tem por base laudo pericial do Instituto de Criminalística da Polícia Científica de Pernambuco. Ao analisar o aparelho celular da personal stylist Silvia Tavares, os peritos resgataram mensagens de celular que teriam sido apagadas propositalmente.


Elas demonstrariam, segundo a defesa, que são “absurdas” as denúncias de um suposto estupro praticado pelo padre e um funcionário em 18 de agosto de 2022 na Fazenda Malhada, em Arcoverde(PE).


Créditos: G1 e Blog do Ricardo Antunes

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page