top of page

MST invade fazenda da família do ex-senador Douglas Cintra em Caruaru

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 27 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra invadiu uma propriedade localizada às margens da BR-104, em Caruaru, e que pertence ao grupo Bonanza, da família do ex-senador Douglas Cintra.


De acordo com o movimento, cerca de 200 famílias estão acampadas na área de aproximadamente 500 hectares e que seria improdutiva.


A invasão aconteceu na noite da última segunda-feira (24). Barracas foram levantadas no local, que foi batizado de Acampamento Givanildo Barbosa, um militante do MST que faleceu este ano.


Em comunicado publicado pelo movimento em sua conta no Twitter, o grupo afirmou que a fazenda pertence a um grupo de famílias ligadas à política e ao setor empresarial da região.


Ainda segundo os militantes, a invasão reivindica a terra que “não cumpre sua função social” e está “improdutiva”. Somente neste ano, duas fazendas foram invadidas em Caruaru. A primeira delas durante o chamado “abril vermelho”.


Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) disse que o posicionamento da pasta é "em defesa do que está previsto na Constituição” no que diz respeito à “função social da propriedade e ao direito à propriedade privada”.


ree

Contactado, o ex-senador Douglas Cintra (foto) confirmou a ocupação, mas preferiu não comentar o assunto.


A ação do MST em Pernambuco ocorre apenas 24 horas após outra invasão realizada pelo movimento em uma fazenda no interior de Goiás. Trata-se da fazenda São Lukas, em Hidrolândia, na madrugada da segunda-feira (24).


O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) alegou que a invasão foi “autorizada” pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, e ainda criticou o apoio dado pelo órgão e pelo governo do presidente Lula à ação do MST. Ele argumenta que tal respaldo apenas contribui para “promover a desordem”.


O MST voltou com força no governo Lula III. Enquanto nos quatro anos da gestão Bolsonaro foram registradas 62 invasões de terras pelo movimento em todo o território nacional, só de janeiro a junho as invasões do MST somaram 56.


Vale salientar que no último governo foram entregues mais de 420 mil títulos de terras através do Incra.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page