top of page

Motta e Alcolumbre amenizam reação a Trump e pedem resposta “diplomática” para a crise

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura
“Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia”
“Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia”

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disseram nesta 5ª feira (10) que a reação ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), deve ser feita com “diálogo nos campos diplomático e comercial”.


Eles adotaram um tom mais ameno em comparação à cúpula do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defende uma “resposta recíproca” contra a tarifa de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros. Segue a íntegra do comunicado.


“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.


“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.


“Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.”


A medida do governo norte-americano entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.


Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.


A tarifa é adicional a outras já existentes e foi determinada de forma unilateral pelo governo dos EUA.


Trump também determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.



Créditos: Poder360

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page