top of page

Ministério Público afirma que Eduardo Campos recebia propina da Odebrecht, por meio de um parente

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 9 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Uma denúncia criminal apresentada na Justiça Federal em Pernambuco afirma que o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente de avião em 2014, era beneficiário de pagamentos feitos em uma conta em nome de um tio, aberta na Suíça.


A acusação aponta que a empreiteira Odebrecht fez repasses que somaram R$ 771,5 mil (o equivalente a R$ 4 milhões atualmente) em contrapartida a favorecimentos ocorridos no governo do pessebista no estado (de 2007 a 2014).


A acusação é um desdobramento da Operação Lava Jato e está sob segredo de Justiça. A juíza federal Amanda Diniz Araújo aceitou a denúncia em setembro de 2022.


Um dos acusados do crime de lavagem de dinheiro é Sandra Leote Arraes, viúva de um tio do ex-governador, Carlos Augusto Arraes —morto em 2010. Outro réu —este também suspeito de corrupção— é Aldo Guedes, ex-dirigente da Copergás, principal estatal pernambucana, e ex-sócio do ex-governador. Outros dois acusados são colaboradores da Justiça.


No último dia 17, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da ação penal e do sequestro de bens em relação a Sandra Leote. O magistrado atendeu a um pedido da defesa que afirmava que outros processos que têm por base dados do acordo de leniência da Odebrecht foram paralisados.


Procurado pela imprensa, João Campos, prefeito de Recife e filho do ex-governador, inicialmente não quis se pronunciar. Sua assessoria afirmou que o jornal deveria procurar o PSB em Pernambuco para falar a respeito. O partido também não quis se pronunciar sobre o tema.


Neste domingo (09) João Campos emitiu uma nota, na qual afirmou que seu pai “era um homem íntegro, correto e dedicado às missões que lhe foram conferidas pelo povo”. Disse ainda que “não há o menor fundamento” na denúncia apresentada pelo MPF.


Eduardo Campos foi um dos principais aliados do atual presidente Lula (PT) e, como ele, alvo de denúncias e investigações por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro etc.


O escândalo envolvendo o ex-governador Eduardo Campos chama a atenção para a corrupção no Brasil, um problema que tem sido combatido por meio de operações como a Lava Jato, que por sua vez tem sido paulatinamente desmontada pelos escalões superiores da Justiça Brasileira. Essa investigação, que teve início em 2014, revelou gigantescos esquemas de corrupção envolvendo políticos, partidos e empresas.


As denúncias relacionadas à Lava Jato e seus envolvimentos continuam a trazer à tona casos relevantes, envolvendo figuras dramáticas do cenário político nacional.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page