top of page

Mais de 200 famílias ocupam condomínio com risco de desabamento em Jaboatão

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 25 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Mais de 200 famílias e integrantes do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) ocuparam, desde a madrugada desta segunda-feira (24), o conjunto residencial desocupado por risco de desabamento em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.


A ocupação tem o objetivo de reivindicar moradia e ação do poder público para as vítimas de desabamento e inundações que ocorreram na Zona Sul do Recife e em Jaboatão.


O local ocupado é o Condomínio Vila do Mar que estava abandonado e interditado desde 2009, devido ao risco de desabamento por afundamento nas edificações.


O conjunto é formado por três prédios de quatro andares, que segundo a Prefeitura de Jaboatão foram classificados como dois deles de alto risco e outro de risco médio de desabamento.


Os prédios estão ocupados por centenas de famílias que perderam suas casas e móveis devido às fortes chuvas de maio do ano passado.


Muitas famílias estão na esperança de que a ocupação possa proporcionar uma solução que buscam a anos, moradia própria e digna, alguns já não possuem nem móveis diante aos incidentes das fortes chuvas.


“Perdi minhas coisas devido a um deslizamento de barreira que caiu em cima da minha casa, perdi tudo e só tive tempo de tirar as crianças de dentro. Estamos aqui correndo atrás de uma moradia digna, que até hoje eu não tenho. Porque fui jogada de uma prefeitura para outra, só pegam o meu nome para o auxílio moradia e até hoje não recebi, nem entraram em contato comigo, por isso estou aqui”, disse Rosimere Maria da Silva, vinda de Monte Verde, mãe solo de 6 filhos.


Em nota, a prefeitura de Jaboatão informou que o Condomínio Vila do Mar está interditado desde de 2009, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que identificou afundamentos nas edificações.


Em três dos blocos, dois foram classificados como de alto risco de desabamento, e um deles tem risco médio. Ainda segundo a prefeitura, foi encaminhado um ofício à seguradora, pedindo providências sobre a ocupação.


Na tarde de ontem, a Companhia Estadual de Habitação e Obras divulgou que iria até o local para emitir um laudo do atual estado que se encontram as estruturas do Condomínio Vila do Mar. No entanto, a visita foi adiada e a equipe estará realizando a ida no decorrer desta semana.


Créditos: Diário de Pernambuco

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page