Governo Raquel Lyra obtém vitória na Alepe e PL da Educação avança
- Jason Lagos
- 22 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Mesmo com a pressão dos profissionais de educação que lotaram a galeria da Casa de Joaquim Nabuco na tarde de ontem (21), 25 dos 42 deputados estaduais presentes na sessão disseram sim ao recurso apresentado pelo líder do governo, Izaías Régis (PSDB), solicitando que o projeto que trata do piso dos professores volte a tramitar na Alepe.
O PL 712/2023 vem se arrastando na Casa desde maio, mas foi nas duas últimas semanas que o Palácio do Campo das Princesas obteve as derrotas mais significativas sobre a matéria. Uma delas foi nas Comissões de Finanças e de Educação e Cultura, impedindo que a proposta do Executivo fosse a plenário.
A crítica feita pelo Sintepe e endossada pela oposição, é que o projeto não contempla um aumento geral para a categoria, beneficiando cerca de 28,6 mil professores e deixando de fora outros 52 mil. Mas com o sinal verde dado ontem pelos parlamentares, a matéria será apreciada na próxima terça (26).
O avanço da matéria representa uma vitória do Palácio, e abre caminho para uma possível aprovação do projeto na próxima semana. Entretanto, o governo vai precisar articular novos votos para evitar a possibilidade de uma reviravolta na votação do projeto.
Representantes de partidos de oposição, como PSB, PV e Solidariedade votaram a favor da proposta governista, enquanto que alguns deputados de partidos da base, como Alberto Feitosa, votaram contra.
Um dos destaques da sessão foi a presença do primeiro secretário da Alepe Gustavo Gouveia (Solidariedade), que trabalhou junto com o líder Izaías Regis e o vice-líder Joãozinho Tenorio para convencer os deputados. Já o líder do Solidariedade, Luciano Duque, votou contra.
Créditos: Blog Cenário e Blog do Edmar Lyra
Commenti