top of page

Fux autoriza inquérito no STF contra Nikolas por chamar Lula de “ladrão”

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 11 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por ter chamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “ladrão”.


O magistrado proferiu a decisão nesta quarta-feira, 10, e estabeleceu um prazo de 60 dias para a Polícia Federal (PF) realizar as primeiras diligências no caso. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado a favor da abertura da investigação.

 

No evento na ONU, Nikolas disse que o mundo seria um lugar melhor “se não houver tantas pessoas prometendo melhorá-lo”, fazendo citação ao filósofo Olavo de Carvalho, morto em 2022.

 

E que isso se encaixaria perfeitamente para a ativista “Greta [Thunberg, ativista] e Leonardo Di Caprio [ator]”, que “apoiaram nosso presidente socialista chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”.

 

Em manifestação, o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, disse que o caso demonstra “a possível prática do crime de injúria contra o presidente da República em virtude da qualificação atribuída ao ofendido”.

 

O vice-procurador-geral também rejeitou a aplicação de imunidade parlamentar no episódio, pois “a prerrogativa, justificando-se na garantia do livre desempenho do mandato eletivo, não se estende a situações que, sendo estranhas a essa causa, a transformem em privilégio”.


Nas redes sociais, Nikolas Ferreira criticou a decisão do Supremo. “A simples investigação de um fato como esse demonstra o quanto está ameaçada a liberdade de expressão no Brasil, incluindo a do deputado mais votado no país, que possui imunidade garantida pela Constituição”, afirmou.


“Imagine como será com um simples cidadão brasileiro, que não pode chamar um político condenado em três instâncias de ladrão, envolvido até o pescoço em casos de corrupção. Hoje, sou eu. Amanhã é você.”


Créditos: Revista Oeste

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page