top of page

Elon Musk pede renúncia ou impeachment de Moraes e diz que ministro traiu a Constituição

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 7 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura


O multimilionário dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, usou as redes sociais neste domingo, 7, para prometer divulgar todas ordens judiciais que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, destina à plataforma. Ele também disse que vai mostrar “como esses pedidos violam a legislação brasileira”.

 

“Em breve, o X irá publicar todos os pedidos feitos por Alexandre de Moraes e como eles violam a legislação brasileira. Esse juiz tem, descarada e repetidamente, traído o povo brasileiro. Ele deveria se demitir ou sofrer um impeachment. Que vergonha, Alexandre, vergonha”, escreveu Musk nas redes.

 

A manifestação é um desdobramento de uma discussão que começou no sábado, 6, quando Musk começou a criticar no seu perfil ordens vindas do Supremo para suspender a atividade de algumas contas na plataforma, o que, segundo o multimilionário, estaria violando a liberdade de expressão.

 

Também neste domingo, Musk disse que Moraes “traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil”. Ele pediu, ainda, que Moraes “renuncie ou sofra um impeachment”.

 

A filial brasileira da plataforma X ainda aguarda instruções da sede nos Estados Unidos sobre como prosseguir juridicamente em relação às recentes decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

 

A informação surge em um momento de tensão entre o dono do Twitter/X, Elon Musk, e Alexandre de Moraes. Desde a manhã do sábado 6, o bilionário sul-africano denuncia as tentativas de censura impostas pelo ministro a perfis brasileiros na plataforma.

 

A atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seu presidente, ministro Alexandre de Moraes, ganhou destaque na imprensa internacional e nas redes sociais na quarta-feira, 3.

 

Nesse dia, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger expôs materiais que, segundo ele, são documentos que atestariam o trabalho “ilegal” por parte da Corte e do magistrado.

 

Num resumo ao apresentar o tema aos internautas do Twitter/X, plataforma em que conta com 893 mil seguidores, Shellenberger avisa que Moraes e o TSE foram responsáveis por ilegalidades como “ampla restrição à liberdade de expressão”.

 

Violação de dados particulares de usuários das redes sociais e tentativa de usar políticas de moderação em “arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro” são outras alegações levantadas pelo jornalista.

 

Segundo fontes que acompanham o assunto de perto, a plataforma X está muito incomodada com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que co-responsabilizou as plataformas por publicações feitas por terceiros nas eleições municipais, inclusive com multas.

 

Em reação às falas de Elon Musk, o ministro Alexandre de Moraes incluiu o dono do Twitter/X no inquérito das milícias digitais, na noite deste domingo, 7.

 

Diz trecho do despacho de sete páginas do juiz do STF: “Determino a inclusão de Elon Musk, dono e CEO da provedora de rede social X, em face do cargo ocupado, como investigado do Inquérito 4.874, pela, em tese, dolosa instrumentalização criminosa da provedora de rede social X, em conexão com os fatos investigados nos Inquéritos 4781, 4923, 4933 e Petição 12100”.

 

Moraes abriu ainda um novo inquérito, “por prevenção”, com a finalidade de “apurar a conduta de Musk”. Além disso, Moraes ameaçou estabelecer multa de R$ 100 mil, caso a big tech desobedeça ordens do STF.

 

“Determino ainda que a provedora de rede social X se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por esta Suprema Corte ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil e responsabilidade por desobediência à ordem judicial dos responsáveis legais pela empresa no Brasil”, decidiu Moraes.


Créditos: CNN Brasil e Revista Oeste

Comments


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page