Oposição comemora ato "Acorda Brasil"; manifestação reuniu entre 50 e 100 mil pessoas em Brasília
- Jason Lagos
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Os manifestantes, muitos vindos de diferentes regiões do país, enfrentaram chuva e condições adversas
A oposição comemorou o “sucesso” da manifestação “Acorda, Brasil”, convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A manifestação ocorreu depois de sete dias de caminhada e reuniu milhares de pessoas.
Os manifestantes, muitos vindos de diferentes regiões do país, enfrentaram chuva e condições adversas para acompanhar o encerramento da mobilização, depois de cerca de 240 quilômetros percorridos desde Paracatu (MG) até a capital da República.
Durante as cerca de quatro horas de manifestação, entre 50 mil e 100 mil pessoas estiveram presentes no local. A informação foi obtida com fontes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), que ficou como responsável pela segurança do evento. Segundo o mapeamento do Monitor do Debate Político, da USP, o público em Brasília foi de 18 mil pessoas.
Para o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), a experiência foi marcada por um forte apoio popular e um recado claro dos participantes: “Foi uma experiência surpreendente”. “É muito bonito receber todo esse carinho das pessoas vibrando com a gente, torcendo pela gente.”
Luiz Philippe Orleans e Bragança (PL-SP) conectou o ato a uma crítica mais ampla ao discurso dominante no governo federal. Ele disse esperar que, depois do protesto, “a população volte a se mobilizar localmente pelo Brasil todo”.
O deputado Sanderson (PL-RS), por sua vez, enquadrou o protesto como uma manifestação pacífica em defesa de valores que estão em risco. “Vamos continuar mobilizando o povo brasileiro para termos possibilidade de devolver a democracia ao Brasil.”
Para o vice-líder da oposição na Câmara, o movimento foi também uma resposta àquilo que o grupo considera um “regime autoritário movido por muita corrupção”.
No mesmo tom, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) associou o ato a um ressurgimento de esperança entre os participantes: “Isso mostra que a direita está cada vez mais viva, mais forte e mais firme que nunca”.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) visitou, no fim da tarde deste domingo, 25, apoiadores feridos pela queda de um raio durante a Caminhada pela Liberdade, em Brasília.
A visita ocorreu no Hospital de Base do Distrito Federal. Em declaração à imprensa, Nikolas informou que a maioria dos feridos não apresentava quadro grave. Das 27 vítimas, duas vão ficar sob observação, segundo o deputado. “As outras, graças a Deus, não tem nada de grave”, relatou.
Informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal relatam que 72 pessoas precisaram de atendimento ao longo da manifestação, principalmente por quadros de hipotermia. Oito delas foram atingidas diretamente pelo raio e receberam socorro imediato. Outras pessoas buscaram atendimento por meios próprios.
Créditos: Revista Oeste




Comentários