top of page

Deputados desconfiam de rolo compressor do Palácio para eleger Joaquim Lira conselheiro do TCE

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 17 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Desde a terça-feira (15), com o vai e vem de deputados subindo e descendo as escadarias do Palácio das Princesas, ficou mais do que evidente que a governadora Raquel Lyra (PSDB) resolveu assumir um candidato na eleição interna da Assembleia Legislativa para escolha do conselheiro do Tribunal de Contas a ocupar a vaga aberta pela aposentadoria antecipada de Tereza Duere.


O candidato oficial do Governo atende pelo nome de Joaquim Lira. Filiado ao PV, que integra a federação com o PT e PCdoB, se vier a ser eleito, abriria vaga para ser efetivado como deputado o petista Odacy Amorim.


O pepista Kaio Maniçoba tem a seu favor o fato de já partir com os oito votos da bancada do seu partido. Uma eventual vitória de Kaio abriria vaga para uma suplente da base do governo, no caso Roberta Arraes, do PP, partido alinhado ao Palácio.


Considerado até aqui como favorito para conquistar a cadeira no TCE, Rodrigo Novaes (PSB), caso vença, será substituído na ALEPE por Diogo Moraes. Para os deputados que não aceitam interferência do Governo, a eleição de Rodrigo representa o mesmo sentimento do pleito de Álvaro Porto para presidente, ou seja, o candidato da corporação.


Os conselheiros do TCE têm cargo vitalício e as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça.


Os conselheiros também são responsáveis por emitir pareceres prévios sobre as contas do governador e dos prefeitos. O Conselho é responsável por processos de denúncias, recursos, atos de admissão de pessoal, processos de licitação e contratos, dentre outros.


Os conselheiros também são responsáveis pela coordenação da Escola de Contas, Ouvidoria, Corregedoria, além da gestão dos seus respectivos gabinetes.


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou uma edição extra do Diário Oficial na segunda-feira (15), abrindo oficialmente a disputa pela vaga aberta com a aposentadoria de Teresa Duere. A publicação traz a abertura do prazo de 5 dias úteis para apresentação das candidaturas para a vaga de conselheiro. O prazo, que começou a contar a partir da terça-feira (16), termina na próxima segunda, às 18h.


O ex-deputado Tony Gel já admite retirar a candidatura, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) está avaliando as condições. Francismar Pontes (PSB) ainda está no páreo, mas é considerado sem chances de vitória.


ree

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page