Conforme previsto por este blog, Vando da Sertec rompe com governo Fábio Aragão e avalia novo grupo
- Jason Lagos
- 3 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Após ouvir familiares e apoiadores políticos, o vereador Vando da Sertec anunciou a decisão de romper com o governo Fábio Aragão.
O parlamentar, entretanto, não vai passar a integrar de imediato algum dos grupos de oposição locais. Essa decisão vai ficar para mais adiante, como já tinha antecipado este Blog na semana passada.
O rompimento do vereador com o grupo Taboquinha foi o epílogo de um processo de convivência turbulenta com o governo Fábio Aragão desde os primeiros meses da gestão, por conta, segundo Vando, de pleitos não atendidos ou atendidos apenas parcialmente.
“A partir de hoje já me sinto fora do grupo comandado pelo prefeito Fábio - não sei se é Taboquinha ou Foguetinho - mas já comuniquei ao prefeito, e a partir de agora eu estou neutro, sem nenhum partido político, até Deus permitir que a gente tenha uma linha e qual o caminho vamos seguir. Mas no momento, estou desligado do grupo Taboquinha ou Foguetinho”, disse o vereador ao Blog do Ney Lima.
Até há alguns meses Vando pensava em deixar a política, por conta dos conflitos com membros do governo Fábio Aragão. Ele alega, inclusive, que precisou de tratamento psicológico por conta desses conflitos.
Para algumas pessoas, o vereador chegou a externar até mesmo a intenção de renunciar ao mandato. Agora, Vando está decidido não apenas levar o mandato até o fim, como também entrar na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores em 2024.
Antes de definir em qual grupo irá militar, se no Azul ou no Verde, Vando irá avaliar qual dos grupos poderá lhe proporcionar melhores condições de êxito na disputa do ano que vem.
Lideranças dos dois grupos oposicionistas têm mantido contato com o vereador, e ambos demonstram otimismo com uma eventual entrada do edil.
Vando está no exercício do seu primeiro mandato de vereador, conquistado na eleição de 2020, depois de duas tentativas, nas eleições de 2012 e 2016.
O parlamentar integrou-se ao grupo Taboquinha acompanhando o então vereador Dr. Nanau, quando o mesmo anunciou apoio à candidatura a deputado federal de José Augusto Maia, no ano de 2010.
Por anos, Vando foi um fiel liderado do saudoso Fernando Aragão, pai do prefeito Fábio Aragão. Nos embates internos do grupo Taboquinha, dividido entre as pré-candidaturas de Fernando Aragão e Diogo Moraes, num primeiro momento, e Fernando Aragão e Helinho Aragão, depois, Vando manteve-se firme com Fernando.
No mesmo período, Vando resistiu ao assédio de lideranças do grupo Boca-Preta, que à época comandava a Prefeitura, e permaneceu com Fernando, mesmo tendo recebido propostas tentadoras.




Comentários