Com 100 dias, aprovação do governo Lula oscila para baixo e acende luz amarela no Planalto
- Jason Lagos
- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega perto dos seus 100 dias aprovado por 49% e desaprovado por 41%, mostra pesquisa PoderData. Outros 10% não sabem como responder. O resultado indica uma oscilação desfavorável à gestão petista desde o final de janeiro, embora dentro da margem de erro da pesquisa (de 2 pontos percentuais).
O PoderData coletou os dados de 2 a 4 de abril –ou seja, do dia 92º ao dia 94º do governo (Lula completa 100 dias no Planalto em 10 de abril de 2023).
Esta é a 2ª pesquisa PoderData feita durante o 3º mandato de Lula. Na rodada de 29 a 31 de janeiro, a gestão petista era aprovada por 52% e desaprovada por 39%, enquanto 9% não sabiam como responder.
As variações nesses 2 meses indicam convergência entre as taxas de aprovação e reprovação. Mas, como as oscilações foram dentro da margem de erro, não é possível afirmar taxativamente que o governo perdeu popularidade.
A pesquisa também indica certa persistência do cenário do final de 2022, quando Lula foi eleito no 2º turno com 50,9% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro (PL). Como na época das eleições, o petista segue contando com a boa vontade de cerca de metade dos eleitores. Mas a oscilação desfavorável pode ser vista como um sinal amarelo –o governo estará em situação desconfortável se ela se revelar como uma tendência sustentada nos próximos meses.
A gestão Lula tem taxas de reprovação mais altas nas regiões Sul (48%) e Centro-Oeste (50%), que tiveram votação favorável a Bolsonaro no 2º turno de 2022. Entre evangélicos, a desaprovação ao governo vai a 60%.
O PoderData também pergunta aos entrevistados sobre como avaliam o trabalho pessoal do presidente da República, com 3 opções de resposta: “bom/ótimo”, “regular” ou “ruim/péssimo”. Neste quesito, também houve oscilação desfavorável ao petista: há 2 meses, 42% achavam “bom” ou “ótimo”; hoje, são 39%. A taxa de “ruim/péssimo” segue estável em 35%.
O PoderData captou alta na taxa dos que acham que Lula faz um trabalho “regular”: foi de 14% a 22% do final de janeiro para cá. A migração parece ter vindo dos grupos do “bom/ótimo” e do “não sei”, que registraram variações negativas nesse período
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 2 a 4 de abril de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 233 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Créditos: Poder360


Comentários