Bolsonaro compartilha pesquisa com Michelle em 1º para o Senado no PR
- Jason Lagos
- 27 de out. de 2023
- 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou com aliados no WhatsApp, nesta quinta-feira (26), uma pesquisa de intenção de voto para a possível disputa ao Senado pelo Paraná, caso o atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) seja cassado.
No levantamento, feito pelo Paraná Pesquisas, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar em todos cenários estimulados em que seu nome foi testado, à frente de Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de políticos do PL, PP e MDB.
No primeiro cenário cogitado, Michelle Bolsonaro aparece com 35,7% das intenções de voto, à frente do ex-senador Alvaro Dias (Podemos), citado por 24,4%; e da presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann, com 16,2%. A mulher de Moro, deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro (União Brasil) figura em quarto, com 7,4%.
No segundo cenário, sem Rosângela Moro, Michelle amplia a vantagem, com 39,3%, contra 26% de Alvaro e 16,5% de Gleisi. No terceiro, sem Alvaro Dias, a ex-primeira-dama tem a sua maior vantagem, com 44,3% das intenções de voto, contra 21,8% de Gleisi e 11,5% do deputado federal Ricardo Barros (PP).
Já no quarto cenário, sem Michelle Bolsonaro, Alvaro aparece na liderança, com 29,8%, contra 17,9% de Rosângela Moro e 16,1% de Gleisi. No quinto, sem Rosângela Moro, o ex-senador amplia a vantagem, chegando a 34,4%, contra 16,7% de Gleisi e 14,3% do ex-deputado federal Paulo Martins (PL).
No último cenário testado, sem Alvaro, Michelle ou Rosângela Moro, Gleisi assume a liderança, com 22,3%, contra 18,8% de Paulo Martins e 17,4% de Ricardo Barros.
O desempenho de Michelle foi comemorado pelo entorno de Bolsonaro publicamente. Segundo auxiliares do ex-presidente, a ex-primeira-dama é “candidatíssima” ao Senado pelo Paraná, caso a Justiça Eleitoral casse o mandato de Moro.
“O capital político do BOLSONARISMO é gigantesco e por isso é mandatório que o resguardemos. Em pesquisa divulgada hoje para uma eventual eleição de Senado no Paraná, a primeira-dama Michelle aparece com o dobro do 2º lugar e 4 vezes mais votos que o 3º lugar. Se houver eleição lá e ela decidir concorrer, está eleita”, escreveu nas redes sociais Fabio Wajngarten, advogado e estrategista de comunicação de Bolsonaro.
O Paraná Pesquisas também testou um cenário espontâneo, no qual nenhum nome é oferecido aos entrevistados. Nesse caso, o líder das intenções de votos é o próprio Moro, com 2,9%. A maioria dos entrevistados (83,8%) não soube responder.
Segundo o instituto, as entrevistas foram feitas de forma presencial em 72 municípios paranaenses. O levantamento ouviu 1.556 eleitores entre os dias 19 e 23 de outubro, e tem uma margem estimada de erro de 2,5 pontos percentuais.




Comentários