Volta a circular nas redes sociais vídeo em que a ex-presidente Dilma critica a atuação da OTAN
- Jason Lagos
- 21 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tenta explicar os objetivos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A gravação é de 2022.
“A Otan é para manter a União Soviética fora, os norte-americanos dentro e os alemães, diríamos assim, reduzidos ou diminuídos”, observou Dilma, em entrevista ao Brasil 247, veículo online de linha esquerdista.
Na entrevista, Dilma especulou os possíveis motivos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A petista mencionou a Revolução Laranja, uma onda de protestos contra fraudes eleitorais nas eleições ucranianas, entre 2004 e 2005; e a própria existência da Otan, que teria contrariado os interesses do Kremlin.
“O que é a Ucrânia?”, perguntou a ex-presidente do Brasil. “Ela é um produto da dissolução da União Soviética. A Crimeia nunca foi ucraniana. A Crimeia ucraniana é aquela história de Nikita Khrushchov, que era ucraniano e deu, no aniversário da Ucrânia, a Crimeia. Era a mesma coisa. Então, ficava ali.”
Confira o áudio de um trecho da entrevista, com o acréscimo de animações desenvolvidas para o episódio pelo site Anima Tube. Boas risadas.



Comentários