Silvério Pessoa deixa a Secretaria de Cultura de Pernambuco
- Jason Lagos
- 20 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Silvério Pessoa não está mais à frente da Secretaria de Cultura do Estado. Em comunicado divulgado à imprensa nesta quinta-feira (20), o ex-gestor da pasta afirmou que se despede do cargo "com o sentimento de dever cumprido e a certeza de ter dado voz a quem muitas vezes está à margem do processo".
Sete meses após assumir a pasta na Cultura, Silvério deixa o cargo exatamente na véspera do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2023), com início nesta sexta-feira (21) na cidade agrestina.
Em nota a governadora Raquel Lyra, agradeceu pelos serviços prestados por Silvério, enquanto esteve à frente da Secretaria de Cultura de Pernambuco:
“Agradeço a Silvério pela dedicação à frente da Secretaria de Cultura e por todo o trabalho de escuta e execução de ações estruturadoras para o setor, incentivando diversas linguagens e expressões culturais e valorizando os nossos artistas”.
Segundo o Blog do Ricardo Antunes, Silvério não saiu por vontade própria, mas foi instado a sair. “Ele não queria saber de nada. “Quem mandava mesmo era sua mulher”, disse um interlocutor do setor cultural pernambucano ao blog.
Informa Ricardo Antunes que servidores relatavam o incômodo por ver sua esposa, a produtora cultural Karina Hoover, despachando na sala da presidência em diversas ocasiões.
Além da inconveniência, havia conflito de interesses, visto que Karina é empresária e tinha contratos com a Fundarpe, assim como sua irmã, Dani Hoover, esposa do músico e publicitário Lula Queiroga.
As irmãs são sócias administradoras de duas empresas distintas, mas ambas com o nome Luni, e as duas empresas receberam verbas públicas nos últimos anos.
Nos últimos dias , o desgaste de Silvério Pessoa aumentou ainda mais. O atraso na divulgação da grade da programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) provocou reações de produtores culturais e de setores do próprio governo.
A avaliação no Palácio era de que ele teria que deixar o cargo antes do Festival de Inverno de Garanhuns, mesmo faltando poucos dias para o início do evento – um dos mais importantes e de maior visibilidade fora de Pernambuco.
Créditos: FolhaPE e Blog do Ricardo Antunes




Comentários