top of page

Sebastião Dias, ex-prefeito de Tabira e repentista, morre aos 73 anos

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 3 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Morreu na tarde deste domingo (3), no Hospital do Sertão do Cariri, o poeta Sebastião Dias. Ele tinha 73 anos. Uma nota divulgada pela família diz que a morte ocorreu às às 13 horas, no Hospital do Coração do Cariri, na cidade de Barbalha.


“Na manhã deste domingo o quadro evoluiu para uma pneumonia e por volta das 12h30 sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica fez todas as manobras possíveis para reanimá-lo, mas às 13 horas o poeta nos deixou. Diante dessa dolorosa partida, agradecemos as manifestações de solidariedade e pedimos compreensão neste momento delicado", diz a nota.


Sebastião Dias, sofreu um infarto na noite do sábado, dia 24, quando participava de uma cantoria em Icó-CE. Ele chegou a desmaiar e foi socorrido por amigos e levado para o hospital onde teve uma parada. Foi reanimado e transferido para o hospital de Barbalha, também no Ceará.


As informações seguintes eram animadoras. Ele saturava bem e a tinha pressão estabilizada, porém, seguia intubado na UTI para os próximos procedimentos. Os médicos preparavam um cateterismo, que não chegou a ser realizado.


Sebastião Dias Filho nasceu em 13 de setembro de 1950 em Ouro Branco, Rio Grande do Norte, na região do Seridó. Era casado com Iêda Melo, a quem se referia como o grande amor da sua vida e pai de cinco filhos.


Uma das músicas de sua autoria de maior sucesso e repercussão foi “Conselho ao Filho Adulto”, regravada por vários artistas e bandas.


Um fato importante na sua carreira foi na dupla feita com João Paraibano, e na participação de ambos no programa Encontro com a Poesia, na Rádio Pajeú, por muitos anos. Os dois gravaram um dos mais importantes discos da história da cantoria popular nordestina: “Prelúdios Nordestinos.”


Sebastião Dias também fez carreira na política. Foi vereador e o único prefeito reeleito da história da cidade de Tabira. Em 2012, venceu as eleições com 7.553 votos, contra 7.066 de Dinca.


A eleição repercutiu no país, pois Dinca sinalizava que o poeta não o bateria. Ao vencer, nasceu o mote “Foi assim que o “império de Tabira” se rendeu à viola de Tião!” Muitas matérias documentaram seu feito com manchetes como “o poeta que virou prefeito” .


A reeleição em 2016 foi contra a esposa de Dinca, a atual prefeita Nicinha Melo. Dias teve 6.736 votos contra 6.417 votos de Nicinha. Terndo terminado o segundo governo com dificuldades administrativas, Sebastião Dias não disputou mais cargos eletivos, passando a dedicar-se quase exclusivamente à viola.


A prefeita Nicinha Melo decretou luto de três dias, a partir desta domingo, como expressão de profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito. Ainda segundo o Decreto, durante o período de luto a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos do município.


Também ficou determinado pelo decreto a suspensão do atendimento ao público em todos os órgãos da administração pública municipal nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro.


O velório do poeta Sebastião Dias está acontecendo no Centro Lítero Cultural Poeta José de Mariano, localizado no Centro de Tabira.


O sepultamento está previsto para às 16h de hoje, no cemitério Parque da Saudade, logo após as homenagens póstumas que serão prestadas na Sede do Poder Executivo e na Câmara Municipal de Vereadores.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page