Ricardo Nunes cresce 5 pontos no Datafolha, Guilherme Boulos aumenta 2 e Pablo Marçal perde 3
- Jason Lagos
- 13 de set. de 2024
- 2 min de leitura

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumiu a dianteira numérica do mais recente Datafolha à Prefeitura da capital paulista, após ter ultrapassado, em números, o deputado Guilherme Boulos (PSol), com quem está tecnicamente empatado na liderança, e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), que se descolou dos demais. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (12).
Nunes cresceu cinco pontos em relação ao Datafolha da semana passada, o primeiro após o início do horário eleitoral no rádio e na TV, onde apareceu com 22%. Boulos, que contava com 23% e liderava numericamente, oscilou dois pontos para cima. A margem de erro da é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Marçal vinha crescendo nas pesquisas, mas oscilou três pontos para baixo em relação ao último levantamento e caiu para o terceiro lugar. Também oscilaram para baixo Tabata Amaral (PSB), que foi de 9% para 8%, e José Luiz Datena (PSDB), que passou de 7% para 6%. Maria Helena (Novo) manteve os 3% da pesquisa anterior.
O prefeito e candidato à reeleição se manteve em primeiro lugar entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos, com 27%, seguido de Boulos (21%) e Marçal, com 13%. Em uma semana, o influenciador caiu cinco pontos neste segmento, que representa mais de um terço do eleitorado paulistano.
O percentual de eleitores da capital que não votariam de jeito nenhum em Pablo Marçal (PRTB) subiu seis pontos em duas semanas, de 38% para 44%, colocando o ex-coach como líder no quesito rejeição da pesquisa Datafolha.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que era o líder em rejeição na pesquisa anterior, ficou na segunda colocação devido ao crescimento de Marçal, mas não reduziu o percentual de eleitores contrários ao seu nome, permanecendo com 37% nos dois últimos levantamentos.
O terceiro candidato com maior rejeição é o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que, assim como Boulos, manteve o mesmo percentual de rejeição, 32%.
Por outro lado, ainda de acordo com o levantamento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que lidera as intenções de voto segundo o Datafolha, teve uma oscilação para baixo em relação à rejeição ao seu nome. Há duas semanas, 21% dos entrevistados disseram que não votariam nele sob nenhuma condição. Agora, esse número caiu para 19%.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-07978/2024.
Créditos: Metrópoles



Comentários