Reeleição de Raul Henry no MDB-PE reforça laços com João Campos e PSB para 2026
- Jason Lagos
- 26 de mai.
- 2 min de leitura

A reeleição de Raul Henry à presidência estadual do MDB de Pernambuco, neste sábado (24), reforçou laços políticos com o PSB e foi comemorada por importantes lideranças da legenda socialista.
O prefeito do Recife, João Campos, telefonou pessoalmente para parabenizar o dirigente logo após o encerramento da votação, que aconteceu na Câmara Municipal do Recife. Raul venceu a disputa contra Jarbas Vasconcelos Filho por 65 votos a 49.
O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também fez questão de registrar publicamente seu apoio ao dirigente reeleito.
A permanência de Raul à frente do MDB fortalece a aproximação entre as duas legendas, que já ensaiam aliança para a eleição estadual de 2026, com apoio à candidatura de João Campos ao governo de Pernambuco.
Momentos antes da eleição que sacramentou a permanência de Raul Henry na presidência do MDB de Pernambuco, ambos os grupos previam um resultado apertado. A expectativa era apenas de uma diferença de 6 votos para um lado ou outro. No entanto, a vitória veio com uma margem de 16.
Durante discurso o presidente reeleito agradeceu aos correligionários que foram essenciais para o resultado, entre eles, o prefeito de Vitória, Paulo Roberto, e a irmã do seu opositor, Adriana Vasconcelos, que é filha do ex-senador Jarbas Vasconcelos. Ela foi eleita vice-presidente estadual do MDB.
Durante discurso, Raul pontuou que foi alvo de acusações injustas, mas que atuará “sem olhar para o retrovisor”, abrindo diálogo. Entretanto, classificou como “inegociável” o apoio ao prefeito do Recife, João Campos, que deve disputar o Governo do Estado contra a governadora Raquel Lyra no próximo ano.
Além do MDB, o prefeito Recife já conta com o apoio das siglas Republicanos e PDT, e espera conseguir o apoio das federações PT–PCdoB–PV e União Brasil–PP, que integram a chamada União Progressista. Isso acontecendo, garantirá cerca de 6 minutos e 43 segundos de um eventual bloco de 10 minutos de propaganda eleitoral — um tempo de exposição considerado decisivo em disputas majoritárias.
Se o MDB fechar uma federação com o Republicanos, teoricamente Henry terá ainda mais facilidade de consolidar o seu projeto de apoiar João, uma vez que o ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) que sonha em disputar uma das vagas ao Senado na chapa do prefeito recifense.




Comentários