top of page

Raquel Lyra cresce 10 pontos em disputa com João Campos, aponta pesquisa Conecta

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura
O levantamento mostra a gestora diminuindo a distância em relação a João Campos
O levantamento mostra a gestora diminuindo a distância em relação a João Campos

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), cresceu nas intenções de voto para as eleições de 2026, de acordo com pesquisa do Instituto Conecta divulgada na sexta-feira, 29 de agosto.


O levantamento mostra a gestora diminuindo a distância em relação ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que segue na liderança, mas registra queda em comparação ao índice anterior, publicado em abril.


No cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados, João Campos aparece com 52% das intenções de voto, contra 31% de Raquel Lyra. Em abril, o socialista tinha 57%, enquanto a governadora marcava 21%.


Em um cenário de confronto direto, João Campos lidera com 53%, mas a governadora cresce três pontos, chegando a 34%. Brancos e nulos representam 9%, e 4% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.


O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), obteve 4% — substituindo o ex-ministro Gilson Machado (PL), que na pesquisa anterior havia registrado 3%. Brancos e nulos caíram de 12% para 8%, e os indecisos somam 5%.


Em relação ao Senado, na pesquisa estimulada, os números apontam liderança de Marília Arraes (Solidariedade) com 28%, seguida por Humberto Costa (PT) com 9%, Anderson Ferreira (PL) com 9%, Miguel Coelho (União Brasil) com 8%, Armando Monteiro (Podemos) com 7%, Eduardo da Fonte (PP) com 5% e Sílvio Costa Filho (Republicanos) com 2%. Brancos e nulos 22%. Não sabe não respondeu 11%.


Quando o levantamento avalia as chapas mais prováveis de receber o voto dos pernambucanos, a composição que reúne João Campos com Marília Arraes e Humberto Costa alcança 44%. Já a chapa formada por João Campos com Miguel Coelho e Humberto Costa soma 14%, enquanto a que inclui Humberto Costa e Sílvio Costa Filho chega a apenas 7%.


Ao publicar a pesquisa, o blog Cenário, do jornalista Américo Rodrigo, trouxe uma informação curiosa. Segundo o veículo, "nos bastidores, se comenta que a pesquisa interna foi viabilizada pela ex-deputada Marília Arraes (SD)".


Afirma ainda a pulicação que, "caso seja verdade, o vazamento foi um “presente de grego” para seu primo, já que o resultado tem sido bastante comemorado por aliados de Raquel".


O levantamento foi realizado entre 22 e 25 de agosto com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.


Abril/25

Agosto/25

João Campos (PSB)

57%

52%

Raquel Lyra (PSD)

21%

31%

Gilson Machado (PL)

3%

Eduardo Moura (Novo)

4%

Branco/nulo

12%

8%

NS/NR

7%

5%


Créditos: Portal de Prefeitura e Blog Cenário

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page