PSD de André de Paula se prepara para embarcar no Governo Raquel
- Jason Lagos
- 9 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Em uma articulação nacional, a governadora Raquel Lyra (PSDB) conseguiu assegurar a adesão de mais um partido à sua base: o PSD. A divulgação oficial está prevista para ocorrer ainda nesta semana.
Uma fonte próxima ao presidente nacional, Gilberto Kassab, informou ao Blog do Elielson que "todas as conversas já foram realizadas e resta apenas uma questão de tempo para a realização deste anúncio".
Com essa decisão, o ministro da Pesca, André de Paula, passará a desempenhar um papel de peso no Governo de Pernambuco. Outro movimento que deve acontecer é a saída da secretária Cacau de Paula do cargo de secretária de Turismo na cidade do Recife.
Nas eleições passadas, o deputado federal André de Paula afastou-se da Frente Popular e saiu candidato ao senado na chapa de Marília Arraes, do Solidariedade. Depois, virou ministro da Pesca de Lula, por indicação do seu partido.
Responsável por eleger 14 prefeitos em Pernambuco na eleição municipal de 2020, o PSD figurou na época como a 4ª sigla no ranking entre os que mais conquistaram prefeituras no pleito. Para 2024 o PSD de André de Paula tem pela frente o desafio de repetir o desempenho da eleição anterior.
Falando ao Blog Ponto de Vista, André de Paula admitiu a movimentação, atribuída às eleições municipais do próximo ano. Ele revelou que já caiu em campo para fortalecer a sigla de olho em garantir a eleição de um bom número de prefeitos e vereadores.
Sobre as alianças que estaria disposto a realizar para atingir o seu objetivo, o ministro foi enfático: “Eu vou estar no caminho que mais fortaleça o partido”.
Por outro lado, a Executiva Nacional do Solidariedade editou, nesta quarta-feira (9), uma resolução que impede qualquer outra instância partidária que não a própria Executiva Nacional de expulsar filiado detentor de mandato eletivo ou suplente, ou ainda conceder carta de anuência autorizando a desfiliação de detentores de mandato ou suplentes, sem a sua expressa autorização.
Na prática, a resolução promete jogar uma ducha fria entre os eleitos pelo partido, principalmente em Pernambuco, onde três dos quatro deputados da sigla – Luciano Duque, Fabrizio Ferraz e Gustavo Gouveia – esperavam contar com a anuência da sigla para se alinhar com o PSDB, partido da governadora Raquel Lyra.
Segundo o texto, “a efetivação da desfiliação partidária mediante anuência expedida de forma contrária ao que dispõe a resolução sujeitará o detentor do mandato eletivo às consequências legais decorrentes da infidelidade partidária”.
Créditos: Blog do Elielson, Blog de Jamildo, Blog Ponto de Vista e Blog do Magno




Comentários