PSB de Diogo Moraes e Felipe Carreras poderá ficar sem nenhum vereador em Santa Cruz do Capibaribe
- Jason Lagos
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Após diversas legislaturas com assento na Casa Dr. José Vieira de Araújo, o PSB do deputado Diogo Moraes, ele próprio tendo sido vereador pela legenda, poderá nem mesmo disputar a eleição proporcional deste ano em Santa Cruz do Capibaribe.
Segundo um importante político do grupo Taboquinha, os partidos que acolherão os pré-candidatos a vereador serão o PSD, ao qual deverão ser filiados o prefeito e o vice Helinho Aragão, além dos componentes do núcleo de Direita que hoje estão abrigados na gestão municipal, e o PDT, legenda recém-chegada ao governo Raquel Lyra.
Por coincidência, as duas legendas escolhidas pelo prefeito Fábio Aragão para as disputas majoritária e proporcional do grupo Taboquinha este ano, PSD e PDT foram justamente as utilizadas por Allan Carneiro e o grupo Verde em 2020.
Havia a expectativa que o PSB seria o partido no qual seriam inscritos os pré-candidatos ideologicamente mais identificados com a esquerda, embora houvesse quem preferisse que essa legenda fosse o PT, há vários anos comandado localmente pelo ex-vereador Deomedes Brito
Na eleição de 2020, o PSB elegeu o vice-prefeito Helinho Aragão e o vereador Augusto Maia. Já na primeira metade do mandato de Fábio Aragão, Helinho desfiliou-se da legenda socialista e ingressou no PP de Eduardo da Fonte, a mesma legenda pela qual foi eleito Fábio Aragão.
A opção pelo PDT, em detrimento do PSB, se dá por conta do alinhamento político do prefeito Fábio Aragão com a governadora Raquel Lyra, que vê o PSB como o seu grande antagonista, não apenas na Alepe, mas também na perspectiva da eleição de 2026, quando deverá disputar a reeleição com o prefeito do Recife João Campos, do PSB.
No campo oposicionista também houve, nos últimos dias, um fato importante no assunto legenda partidária. O empresário Robson Ferreira perdeu o comando do PP local para o empresário Alan César, liderança do grupo Verde.
A decisão de mudar a direção do Progressistas santa-cruzense partiu do deputado federal Eduardo da Fonte, e reforça a posição do empresário Valmir Ribeiro (ao centro, na foto abaixo), que disputará internamente com Robson Ferreira a condição de pré-candidato a prefeito.





Comentários