Priscila Krause, prefeitos e lideranças esvaziam o PSDB após intervenção da executiva nacional
- Jason Lagos
- 3 de abr.
- 2 min de leitura

A vice-governadora Priscila Krause, os 32 prefeitos e dirigentes de diretórios se desfiliaram do PSDB, na noite desta quarta-feira (2), após a intervenção da Executiva Nacional no Diretório Estadual. O novo presidente é o deputado Álvaro Porto, presidente da Alepe, que substituiu Fred Loyo no cargo.
A decisão do dirigente nacional Marconi Perillo, de intervir no diretório pernambucano, vinha sendo cogitada desde que a governadora Raquel Lyra optou pelo PSD, e foi sacramentada na data de ontem.
A medida, segundo o partido, decorre de ingerência externa e desvios em relação à política nacional da legenda. A comissão terá 180 dias, prorrogáveis, para reorganizar o partido em Pernambuco.
Priscila Krause assinou a ficha tucana no dia 9 de março, véspera do ato que marcou a entrada de Raquel no novo partido. A intenção era tentar segurar o PSDB na base aliada e evitar que caísse nas mãos de Álvaro Porto, porém, a estratégia não surtiu efeito.
A cúpula tucana não digeriu bem a entrada da vice-governadora sem nem mesmo um comunicado direto ao presidente Marconi Perillo. Os dirigentes já estavam incomodados com a saída de Raquel Lyra, depois de ter lhe dado condições para concorrer duas vezes à prefeitura de Caruaru e ao governo do Estado.
Por meio de nota oficial, um grupo de 34 tucanos, inconformados com a intervenção, anunciou a saída do partido. Seguem os trechos principais da nota.
- Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.
- Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.
- A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.
O documento foi assinado por todos os 32 prefeitos do PSDB de Pernambuco, além da vice-governadora Priscila Krause e do até ontem presidente estadual Fred Loyo.




Comentários