Presidente do PDT diz que Ciro Gomes é incapaz de "colocar uma chave no buraco da fechadura"
- Jason Lagos
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

O presidente licenciado do PDT e atual ministro da Previdência do governo Lula, Carlos Lupi, disse nessa terça-feira (27) que o ex-ministro Ciro Gomes, presidenciável do partido em 2022, pode “ficar contrariado” com a aproximação com o PT no Ceará, seu reduto político, mas projetou que a aliança será concretizada.
Ciro trava uma queda de braço com seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT-CE), que deseja assumir o comando do PDT no estado e defende que o partido entre na base do governador Elmano de Freitas (PT).
A ala mais próxima a Cid argumenta que o rompimento da aliança com o PT no ano passado, sob condução de Ciro, vem fazendo o PDT perder força e ameaça a continuidade do partido na prefeitura de Fortaleza.
Em reunião com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), Lupi elogiou Ciro e sua plataforma de governo nas últimas eleições, com críticas ao modelo petista, mas cobrou maior senso prático do aliado.
– Ciro é capaz de desenvolver um projeto para a Nasa, mas não de colocar uma chave no buraco da fechadura – afirmou Lupi.
Na reunião com Padilha, na qual debateu indicações de cargos feitas por parlamentares do PDT, Lupi afirmou que conversará com Cid, Elmano e com o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para “colocar o partido na base do governo” do Ceará.
Uma das indicações que sinaliza essa aproximação é a de Lúcio Ferreira Gomes, ex-secretário do governo Camilo, para assumir a presidência da Companhia Docas do Ceará, autarquia federal responsável pelo Porto do Mucuripe na capital cearense.
Irmão de Cid e Ciro, Lúcio foi indicado ao cargo pelo senador do PDT, e sua nomeação deve ser oficializada nos próximos dias. Na segunda-feira, o atual presidente da autarquia, Denis Bezerra, anunciou sua saída do cargo.
A avaliação interna no PDT é que a intransigência do grupo de Ciro pode desidratar o partido nas eleições municipais de 2024. No encontro com Padilha, Lupi citou a prefeitura de Fortaleza como prioridade do PDT no ano que vem.
O atual prefeito, Sarto Nogueira, é apoiado por Ciro, mas enfrenta resistências no PT e ainda não tem apoio garantido dentro do PDT para disputar a reeleição. O grupo de Cid busca um acordo com o PT para, caso não seja possível evitar uma candidatura petista na capital, ao menos garantir que o governo estadual e o Planalto não entrem de cabeça numa disputa contra o PDT.
Créditos: O Globo




Comentários