Pesquisas mostram diminuição da vantagem de João Campos sobre Raquel Lyra
- Jason Lagos
- 28 de abr.
- 2 min de leitura

Duas pesquisas eleitorais recentes mostraram diminuição na vantagem do prefeito do Recife, João Campos (PSB), sobre a governadora Raquel Lyra (PSD), que tentará a reeleição em 2026.
A primeira foi realizada pela Seta Inteligência e divulgada na última sexta-feira (25). O levantamento mostrou o que seria uma reviravolta na disputa que se avizinha para o governo de Pernambuco, com uma queda de 18% nas intenções de voto de João Campos e uma subida nos números de Raquel Lyra na mesma magnitude.
Segundo a Seta Inteligência, o prefeito do Recife caiu de 62% para para 44% entre dezembro de 2024 e o final de abril de 2025. No mesmo período Raquel Lyra teria dobrado sua intenção de votos, indo de 18% para 36%. A governadora também registrou crescimento na aprovação popular: de 52% para 64%, segundo o mesmo levantamento.
Alguns analistas apontam que a retração de João Campos pode estar ligada ao desgaste natural da superexposição, uma vez que o prefeito recifense é figura central no debate político local, além do fortalecimento da oposição no Estado, cuja atuação tem ganhado corpo nos municípios.
Nesta segunda-feira (28), o instituto Simplex divulgou os números de uma nova pesquisa para a eleição para governador do próximo ano em Pernambuco. O Instituto colocou apenas dois nomes: a governadora Raquel Lyra, candidata à reeleição, e o prefeito João Campos.
No cenário estimulado, João Campos tem 56,5% e Raquel Lyra 26%. Branco/nulo somam 10,4% e indecisos 7,1%. Em termos de votos válidos, João Campos tem 68,5% e Raquel Lyra 31,5%.
Nos levantamentos recentes do Simplex é a primeira vez que Raquel Lyra ultrapassa a barreira das três dezenas nos votos válidos, tendo crescido 8 pontos percentuais em relação ao mês de fevereiro passado.




Comentários