Pesquisa traz cenário polarizado entre Rodrigo Pinheiro e José Queiroz
- Jason Lagos
- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O programa Comando Geral da Notícia, da Cultura FM 96,5, divulgou, na manhã da terça-feira (7), dados de uma pesquisa para intenção de votos em Caruaru.
O estudo foi realizado pelo Instituto Opine – Pesquisa e Consultoria, que tem sede em Recife. Apesar de ter sido um levantamento para consumo interno, o CGN teve acesso aos dados com resposta estimulada.
Os números apontam para um cenário de polarização entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o ex-prefeito José Queiroz (PDT), trazendo um empate técnico entre os dois. Nos números gerais da pesquisa estimulada, o ainda tucano pontuou com 31,6% e o pedetista obteve 30,4%.
Os dados ainda filtram essa intenção de votos por idade, sexo e região, e como já esperado, Pinheiro pontuou melhor com o público jovem, entre 16 e 34 anos, enquanto Zé foi o favorito do público mais maduro, de 35 a maiores de 50 anos.
A pesquisa também trouxe a pontuação de outros nomes que figuram como pré-candidatos na Capital do Agreste, mas pontuaram muito aquém dos dois primeiros colocados. Apesar disso, o Delegado Lessa (PP), que aparece em terceiro lugar com 13%, pode ser considerado o “fiel da balança” nesta disputa.
Ele é seguido por Raffiê Dellon (UB), que obteve 4,5%; Fernando Rodolfo (PL) com 2,1%; Josafá Almeida (UB) com 1,9% e Rosa Amorim (PT), que não pontuou. Os eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos somaram 7%, enquanto os que não sabem ou não responderam foram 9,5%.
No quesito rejeição, o levantamento traz Queiroz em primeiro lugar com 16,1%. Pinheiro aparece em segundo lugar com 12,5%. O Delegado Lessa (PP), que surgiu em terceiro na pesquisa de intenção de voto, também ocupa a mesma colocação no ranking de rejeição, obtendo 8,8%.
O levantamento segue com Fernando Rodolfo (4,5%); Rosa Amorim (4,4%) e Raffiê Dellon (4,1%). O nome menos rejeitado é o do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), que pontuou com 2,8%. Os eleitores que rejeitam todos os candidatos somaram 5,6%, enquanto os indecisos são 17,9%. Por fim, 38,5% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos.
O levantamento foi realizado na segunda quinzena de outubro e ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5%.
Um fato político relevante, que poderá ter um grande impacto no processo eleitoral de Caruaru é a aproximação entre a governador Raquel Lyra e o grupo Queizoz, divulgada esta semana pela imprensa da Capital do Agreste
O diretor da Empetur, Tonynho Rodrigues, surge como o nome natural da governadora Raquel Lyra numa eventual composição com o ex-prefeito, José Queiroz (PDT) para a disputa da prefeitura de Caruaru em 2024.
A governadora não quer apoiar a reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro, a quem qualifica reservadamente como “ingrato”, por tudo que ele dez depois que assumiu a prefeitura com sua renuncia para disputar o governo de Pernambuco.




Comentários