Pesquisa Simplex mostra Marília Arraes liderando a disputa pelo Senado em 2026
- Jason Lagos
- 25 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

Uma nova pesquisa da Simplex Consultoria mostrou um cenário de empate técnico entre os três primeiros colocados na disputa para o Senado em 2026, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais, com Marília Arraes liderando numericamente.
Na pesquisa estimulada, Marília aparece com 13,3% das intenções de voto; Eduardo da Fonte tem 12,0%; Gilson Machado aparece com 9,3%. Humberto Costa tem 8,1% das intenções de voto, já Miguel Coelho tem 6,8%, e Silvio Costa Filho 4,8%. Brancos e nulo representam 17,7%, enquanto os que não souberam ou não responderam somam 28,0%.
Considerando apenas os votos válidos, Marília Arraes tem 24,5%, seguida de Eduardo da Fonte com 22,1%. Gilson Machado tem 17,1%, Humberto Costa aparece com 14,9% das intenções de voto, enquanto Miguel Coelho tem 12,5% e Silvio Costa Filho 8,9%.
A pesquisa foi feita através da aplicação de questionários em ligação telefônica no dia 8 de junho de 2025, com 600 entrevistas.
A presença da neta de Arraes no cenário pode colocar em xeque a reeleição do senador Humberto Costa (PT), por surfarem no mesmo eleitorado. Na divisão, se acontecer na prática, um candidato de centro ou de direita poderá garantir uma das duas vagas que estarão em jogo.
Pesa contra Marília o fato de estar em um partido de pouca expressão, o Solidariedade, do qual é vice-presidente nacional. A legenda vai anunciar esta semana uma federação com o PRD, mas outros partidos poderão ser incluídos no processo, inclusive o PSDB.
"Já existem conversas com o PSDB e só uma dificuldade em Goiás – Goiás é a terra do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo- mas, superado isso, não vejo problema para os tucanos se integrarem à nova Federação", afirmou Marília ao Blog Dellas.
Mesmo sem incluir o PSDB na equação, Marília passa a contar agora com uma estrutura mais forte para pleitear uma vaga na majoritária. A Federação terá 10 deputados federais , 5 do Solidariedade e 5 do PRD.
O deputado federal Luciano Bivar garantiu ao presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, que vai se filiar ao PRD na janela partidária, integrando-se à Federação.
Se não for candidata ao Senado, Marília deve se candidatar a deputada federal e formar uma chapa forte já que pode ter uma grande votação , ajudando Bivar a se reeleger. No caso de entendimento com o PSDB outro beneficiado seria Gabriel Porto, também candidato a federal e filho do atual presidente da Assembleia, Álvaro Porto.
Em dezembro, a pesquisa Simplex apontou Marília Arraes e Anderson Ferreira na liderança dos dois cenários distintos do levantamento. Enquanto Humberto Costa esteve no segundo lugar das intenções de voto no levantamento.
Créditos: Blog do Elielson e Blog Dellas




Comentários