top of page

Pesquisa Naipes mostra Helinho vencendo com folga, Alessandra no jogo e empate no grupo Verde/PP

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 15 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

A pesquisa da Naipes Inteligência, divulgada no sábado (13), mostrou o vice-prefeito Helinho Aragão com uma boa vantagem sobre Alessandra Vieira, segundo lugar na corrida eleitoral. Segundo a Naipes, Helinho tem 47,75% das intenções de voto, contra 28,75% de Alessandra, o que significa 19 pontos percentuais de vantagem em favor do atual vice-prefeito.


Os pré-candidatos da aliança grupo Verde/PP aparecem quase numericamente empatados: Robson Ferreira tem 5%, enquanto Allan Clemente aparece com 4,75%. Na semana passada, Robson admitiu, em entrevista, que pode disputar o pleito. Até então, tinha-se como certa uma única candidatura na aliança Verde/PP, representada pelo professor Allan Clemente.


Brancos e nulos somaram 5.25% e Não Sabe/Não Respondeu 8,50%. A pesquisa Naipes Inteligência foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) sob o protocolo n° PE – 09391/2024, tendo sido entrevistados 400 eleitores maiores de 16 anos de forma presencial.


A equivalência de potencial eleitoral demonstrada entre Robson e Allan, caso seja verdadeira, deverá fazer com que o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, seja o fiel da balança na disputa entre os dois aliados pela cabeça de chapa.


Ainda no sábado, o portal de notícias Radar Metropolitano, que afirma ter realizado uma parceria com a Naipes Inteligência para a realização da pesquisa, trouxe uma matéria sobre a mesma, intitulada: "Em Santa Cruz do Capibaribe, Helinho cai 8 pontos percentuais, Alessandra cresce 10 pontos em pesquisa do Instituto Naipes".


O corpo da matéria afirma que "o candidato Helinho Aragão, do partido PSD, sofreu uma queda nas intenções de voto. Helinho, que anteriormente contava com 55% de apoio, agora registra 47%, uma redução de 8 pontos percentuais".


Acontece que em nenhuma das pesquisas divulgadas com Helinho Aragão como pré-candidato a prefeito o mesmo apareceu com 55% das intenções de voto na modalidade estimulada. Na primeira pesquisa que trouxe Helinho como cabeça de chapa, realizada pelo Simplex, o atual vice de Fábio Aragão tinha 49,8% das intenções de votos, seguido por Alessandra com 18,6%. Já na pesquisa Indagator, divulgada menos de uma semana depois, Helinho apareceu com 65,6%, seguido por Alessandra, com 12%.


No cenário espontâneo da pesquisa Simplex, Helinho Aragão aparece com 25,8%, seguido por Fábio Aragão, com 12,9%. Alessandra Vieira, computou 9,5%, na terceira colocação, seguida por Professor Allan Clemente, com 1,1%.


Por sua vez, a pesquisa Indagator, no cenário espontâneo, mostrou Helinho Aragão com 54,7%, seguido por Alessandra Vieira, com 8,4%. Fábio Aragão, mesmo desistindo da disputa pontuou com 4,7%, na terceira colocação, seguido por Professor Allan Clemente, com 2,4%.


Provavelmente, o (a) responsável pelo texto publicado no Radar Metropolitano misturou o cenário espontâneo da pesquisa Indagator, que mostrou Helinho com 54,7%, com o cenário estimulado da pesquisa Simplex, que trouxe Alessandra com 18,6%.


O cenário espontâneo da pesquisa Naipes mostrou números muito altos para os pré-candidatos, quase idênticos ao da modalidade estimulada, especialmente para os dois primeiros colocados. Helinho Aragão 46,25%; Alessandra Vieira 26,50%; Allan Clemente 2,75%; Robson Ferreira 2,50%. Brancos/nulos somaram 6,75% e Não Sabe/não respondeu 19,25%.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page