Pesquisa aponta empate técnico entre João e Raquel, mas instituto nega ter realizado o levantamento
- Jason Lagos
- 15 de mai.
- 2 min de leitura

Uma pesquisa que seria do Instituto Seta Inteligência, divulgada na terça-feira (13), mostrou uma mudança relevante no cenário eleitoral de Pernambuco para as eleições de 2026. No levantamento, a governadora Raquel Lyra (PSD) reduziu significativamente a distância que a separava do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na corrida pelo governo do Estado.
Segundo os dados divulgados, Raquel subiu de 36% para 38% nas intenções de voto. Já Campos recuou de 44% para 40%. A diferença, de apenas 2 pontos percentuais, configuraria empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Período da coleta dos dados teria sido, segundo o que foi divulgado por diversos veículos digitais de imprensa, de 8 a 11 de maio de 2025, tendo sido ouvidas 2.500 pessoas de todas as regiões de Pernambuco, por meio de entrevistas telefônicas com amostragem aleatória.
Curiosamente, é informado, pelos veículos que divulgaram a pesquisa, que a mesma foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-09256/2025, quando o procedimento não é exigido em ano não eleitoral.
O Blog da Revista Total chegou a trazer análises sob os números da pesquisa. Segue o texto publicado pelo blog com o que seria a opinião de especialistas.
- De acordo com o cientista político Marcos Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o atual momento reflete uma virada de percepção popular.
- “A governadora conseguiu estabelecer uma narrativa de trabalho e presença no interior. Já João Campos enfrenta um teste real de gestão com a greve dos professores. Isso tem peso.”
- A jornalista e especialista em eleições Maria Eduarda Oliveira, destaca que ainda é cedo para definir cenários, mas aponta uma tendência de polarização:
- “Estamos vendo uma antecipação da disputa entre os dois principais nomes da política pernambucana. O eleitor já começa a comparar as gestões.”
O Blog do Mário Flávio, de Caruaru, também publicou um texto sobre a pesquisa com as mesmas análises, sem, no entanto, indicar quem as fez.
Já o Blog Ponto de Vista, Desconfiado dos números da pesquisa, entrou em contato com o Seta Instituto para averiguar a veracidade do levantamento. Em resposta ao blog, o instituto disse, por meio de nota, que desconhece qualquer levantamento feito em seu nome em Pernambuco. Segue a nota na íntegra.
- Olá, bom dia.
- Nós não realizamos nenhuma pesquisa no Estado de Pernambuco.
- Estão utilizando a nossa marca indevidamente. Infelizmente, é um problema frequente, principalmente em ano pré-eleitoral, em que a legislação não exige registro do levantamento junto ao site Pesquele/TSE.
- Att. Ingrid Paiva, Diretora do Instituto Seta




Comentários