top of page

Pernambuco lança o maior programa de saneamento rural da história do Estado

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 18 de set.
  • 2 min de leitura
O programa também prevê investimentos em gestão hídrica por meio da Apac
O programa também prevê investimentos em gestão hídrica por meio da Apac

A governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, nesta quarta-feira (17), o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar-PE), que promete mudar a realidade da população do campo no Estado.


Com R$ 600 milhões garantidos por meio de operação de crédito junto ao Banco Mundial, o programa vai levar água potável e saneamento a cerca de dois milhões de pernambucanos em 105 municípios.


O Prosar será implantado ao longo dos próximos sete anos e tem como meta ampliar a capacidade do Estado no enfrentamento da escassez hídrica.


O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que a ação dá continuidade ao Águas de Pernambuco. “Já entregamos mais de 30 sistemas rurais. Agora, com o Prosar, ampliaremos o programa de dessalinização, passando de 300 para 700 sistemas, além da instalação de 600 novos poços”, disse.


A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Cecile Fruman, afirmou que este é o primeiro projeto da instituição no país totalmente voltado à zona rural. Segundo ela, a iniciativa deve fortalecer a sustentabilidade do abastecimento de água e gerar impactos sociais e ambientais positivos.


O programa também prevê investimentos em gestão hídrica por meio da Apac, incluindo monitoramento de reservatórios, precipitação e estudos sobre águas subterrâneas.


“O Prosar vem somar forças ao programa Águas de Pernambuco. Já temos garantidos mais de R$ 6 bilhões de investimentos em execução em todo o Estado, como na Adutora do Agreste, em barragens e em obras de saneamento rural. Esse novo recurso vai levar água a quem nunca teve acesso, beneficiando moradores da zona rural e de comunidades dispersas. São mais de 7.500 comunidades mapeadas pelo Governo, cada uma com soluções e estratégias próprias para garantir o direito básico de ter água na torneira e tomar banho de chuveiro”, afirmou a governadora.



Créditos: Folha PE e jamildo.com

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page