top of page

Paraná Pesquisas: Lula perde para Michelle Bolsonaro em cenário de segundo turno

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 18 de fev.
  • 2 min de leitura
ree

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera três dos quatro cenários de primeiro turno em que seu nome foi testado pelo Paraná Pesquisas. Em uma eventual disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece numericamente atrás de seu principal adversário político.


O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, 18. Esta é a segunda pesquisa do instituto que simula diversos cenários para a eleição presidencial de 2026.


Os dados indicam que, se o pleito fosse hoje, Lula, Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), figurariam entre os nomes mais competitivos.


No cenário 1, Lula tem 33,8% das intenções de voto contra 36% do ex-presidente, tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Inelegível até 2030, Bolsonaro não poderá disputar a próxima eleição. Por isso, seu nome foi testado em apenas um cenário.


Nas outras simulações, Lula lidera contra Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). A ex-primeira-dama é o nome com maior percentual de intenções de voto contra Lula: 27,3% contra 34,1% do petista.


Nos cenários sem Lula, Michelle lidera em uma das simulações — com Fernando Haddad como representante do governo —, e Tarcísio aparece à frente em outro, superando Haddad e Ciro Gomes.


Nomes como Pablo Marçal, Gusttavo Lima, Ronaldo Caiado e Helder Barbalho também foram testados na pesquisa, mas nenhum deles liderou ou ficou na segunda posição nos cenários testados. Na maioria das simulações, não chegam a dois dígitos de intenção de voto.


Nas projeções para o segundo turno, Bolsonaro aparece à frente de Lula, com 45,1% contra 40,2% do petista. Contra Michelle, Lula registra 40,5%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 42,9%. Em uma eventual disputa com o governador de São Paulo, o presidente alcança 41,1% contra 40,6%.


O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, com 2.010 eleitores de 26 Estados e do Distrito Federal, abrangendo 164 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Créditos: Revista Exame

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page