top of page

Paraná Pesquisas: em segundo turno, Lula perde para Bolsonaro, vence Michelle e empata com Tarcísio

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 25 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de ago.

ree

Levantamento nacional da Paraná Pesquisas mostra que, caso a eleição presidencial fosse agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria um cenário acirrado para conquistar um 4º mandato. O atual titular do Palácio do Planalto está em empate técnico com 2 potenciais candidatos –Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)– e com Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, mas que segue se apresentando como pré-candidato.


O único cenário em que o petista aparece como vencedor, fora da margem de erro, é contra o líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Lula registra 42,9% das intenções de voto. Marinho fica com 37,8%.


O senador pelo Rio Grande do Norte é apresentado aos entrevistados como tendo “o apoio do expresidente Jair Bolsonaro” –o que é uma possibilidade real. A diferença em Lula e Marinho, como se observa, é de 5,1 pontos percentuais. Fica acima da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


No levantamento da Paraná Pesquisas, o ex-presidente Jair Bolsonaro está numericamente à frente de Lula, mas empatado tecnicamente na margem de erro. O petista tem 41,5% contra 44,4% de Bolsonaro –a diferença entre ambos é de 2,9 pontos.


Os percentuais indicam que hoje a eleição presidencial seria uma disputa tão acirrada como foi na disputa de 2022 –quando o petista venceu por 50,90% contra 49,10% dos votos válidos no 2º turno.


No confronto com a ex-primeira-dama, caso ela seja escolhida para substituir o marido, também há empate dentro da margem de erro (Lula 43,4% X 42,3% de Michelle). Ela é atualmente a presidente do PL Mulher e tem apoio no eleitorado feminino de direita e evangélico.


O governador de São Paulo evita falar sobre uma possível candidatura ao Planalto. Diz esperar uma decisão do ex-presidente. No levantamento nacional da Paraná Pesquisas, há um empate com percentuais idênticos entre Lula e Tarcísio: 41,9% X 41,9%.


Trata-se de um resultado que teve variação para pior, dentro da margem de erro, para o governador de São Paulo na comparação com o estudo anterior da Paraná Pesquisa, realizado de 18 a 22 junho de 2025. Nesse levantamento passado, numa simulação de 2ª turno, Tarcísio pontuava 43,6% contra 40,1% de Lula.


Nas últimas semanas, Tarcísio tem sido alvo frequente de críticas do PT, de ministros de Lula e até de parte da direita. O governador foi contestado por causa da forma como tem agido depois que os Estados Unidos anunciaram um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.


Para os petistas, Tarcísio foi e está sendo conivente com a atitude de integrantes da família Bolsonaro que estimularam o aumento dos impostos que veio da Casa Branca. Para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador está agindo de maneira dissimulada porque estaria pensando apenas em ser o candidato a presidente no lugar de Jair Bolsonaro em 2026.


Ainda segundo o Paraná Pesquisas, o presidente avançaria em todos os cenários estimulados em relação ao levantamento anterior (de junho de 2025), mas sempre com variações próximas à margem de erro. A grande dianteira que o Planalto esperava para Lula não veio em cenários de 1º turno nem de 2º turno.


Em uma publicação nas redes sociais, realizada no dia de ontem, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse ser “estranho” não ter sido incluso no levantamento do Paraná Pesquisas. Já o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) disse que “não ter Eduardo na pesquisa é método de quem está pagando ou tabelando com o sistema”.


ree


Créditos: Poder360

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page