Nove deputados pernambucanos de 4 partidos assinaram urgência do PL da anistia
- Jason Lagos
- 16 de abr.
- 2 min de leitura

Nove deputados pernambucanos assinaram a urgência do PL da anistia 2.858 de 2022, que absolve os presos do 8 de Janeiro. O requerimento foi apresentado à Mesa da Câmara, na segunda-feira 14, pelo líder do PL na Casa Baixa, Sóstenes Cavalcante (RJ).
Na lista dos deputados pernambucanos, quatro assinaturas foram do Partido Liberal, três do Progressista, uma do União Brasil e uma do Republicanos.
Ao todo, a lista tem assinaturas de 264 deputados, de 12 partidos diferentes. União, PP, PSD, Republicanos e MDB, são os partidos que fazem parte de pastas no governo Lula e correspondem a 146 das 262 assinaturas (55,7%).
Na semana passada, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), chegou a pressionar os partidos que integram o governo Lula para não apoiarem a urgência da anistia. Mas a pressão não surtiu muito efeito.
Agora, o projeto da anistia poderá ser votada a qualquer momento, dependendo apenas do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) incluir o requerimento na ordem do dia. Caso aprovado, o texto poderá ser analisado em plenário sem precisar passar por comissões.
O presidente da Câmara está de férias até o dia 22 de abril. Com isso, Altineu Cortes (PL-RJ), vice-presidente da Câmara, e aliado de Jair Bolsonaro, está no comando da Casa. Segundo O Globo, aliados afirmam que Motta deve estar nos EUA, mas ele não divulgou sua agenda de viagem.
Altineu Côrtes PLRJ não deve dar andamento ao tema neste momento. A princípio, a ideia é esperar que o presidente Hugo Motta retorne da viagem para levar o projeto aos líderes dos partidos.
Confira a lista dos deputados pernambucanos que assinaram a urgência da anistia: André Ferreira (PL); Clarissa Tércio (PP); Coronel Meira (PL); Eduardo da Fonte (PP); Fernando Rodolfo (PL); Lula da Fonte (PP); Mendonça Filho (União Brasil;) Ossesio Silva (Republicanos) e Pastor Eurico (PL).
Saiba agora a quantidade de assinaturas por cada partido: União - 40 de 59 deputados; PP - 35 de 48 deputados; PSD - 23 de 44 deputados; Republicanos - 28 de 45 deputados; MDB - 20 de 44 deputados; PL- 90 de 92 deputados; Avante - 4 de 8 deputados; Podemos - 9 de 15 deputados; PSDB- 5 de 13 deputados; Cidadania - 3 de 4 deputados; Novo - 4 de 4 deputados e PRD- 3 de 5 deputados.
Créditos: JC Online
Comentarios