top of page

Nome do candidato a prefeito do grupo Verde deverá ser conhecido no segundo semestre deste ano

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 16 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2023


ree

Na última sexta-feira (14), uma visita da cúpula do grupo Verde ao deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), em Belo Jardim, suscitou diferentes interpretações no meio político e de imprensa santa-cruzenses, até mesmo pelo fato dos visitantes terem sido acompanhados pelo ex-vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dida de Nan (foto abaixo).


Alguns interpretaram o fato como a volta definitiva de Allan Carneiro ao cenário político-eleitoral, já que Allan fez parte da comitiva, outros como uma indicação de uma iminente entrada de Dida de Nan no grupo Verde, e outros ainda como a definição da chapa a prefeito: Allan Carneiro e Dida de Nan.


Uma ausência ilustre na comitiva chamou atenção: o empresário Alan César (foto superior, do lado esquerdo). A razão da não ida do empresário foi estritamente pessoal: a esposa do mesmo encontra-se grávida, prestes a dar à luz.


Em conversas com lideranças do grupo oposicionista, a reportagem do Blog apurou que Allan Carneiro continua decidido a não disputar a eleição municipal do ano que vem. Contudo, o mesmo estaria comprometido em participar do processo de escolha do candidato e da campanha de 2024, de modo tão intenso como fez na sua própria campanha, em 2020.


As mesmas lideranças lideranças consultadas pelo Blog mostraram-se céticas em relação a uma mudança de postura de Allan, embora não descartem totalmente a possibilidade do mesmo ser mais uma vez candidato a prefeito.

ree

Por outro lado, a ida da cúpula dos verdes a Belo Jardim sinaliza pelo menos duas coisas relevantes: um avanço no processo de entendimento político com Dida de Nan e uma aparente opção ideológica do grupo em caminhar pela direita do espectro político, pois essa é a linha do deputado federal Mendonça Filho (foto). Dida de Nan é um histórico aliado do grupo Mendonça, desde a época em que o deputado federal José Mendonça, pai de Mendoncinha, era o grande líder do mesmo.


O União Brasil é também a agremiação partidária de Edson Vieira e Alessandra Vieira, embora o casal não seja, hoje em dia, aliado a Mendonça Filho, mas sim à família Coelho, de Petrolina. A ex-deputada Alessandra Vieira, inclusive, foi a vice do candidato a governador do União Brasil Miguel Coelho, na eleição estadual. Miguel terminou o pleito em quinto lugar.


O movimento de aproximação do grupo Verde à sigla União Brasil poderá, ao menos em tese, facilitar uma negociação política com o grupo Azul, com vistas a formação de uma chapa única para disputar a Prefeitura no ano que vem. A possibilidade de isso acontecer, no entanto, é vista com ceticismo por importantes figuras dos verdes, como Alan César e Valmir Ribeiro.


A intenção da liderança do grupo Verde é definir quem será o candidato a prefeito até o próximo mês de julho, embora haja quem defenda que isso deva ser feito até à primeira quinzena de junho, a fim de aproveitar o período junino para potencializar a divulgação do nome escolhido.


Allan Carneiro à parte, os nomes mais fortes hoje em dia são, pela ordem: Alan César, Capilé da Palestina e Zeba Climério. Contudo, se até o mês de julho próximo Allan Carneiro mudar de ideia, o candidato será ele.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page