Nikolas Ferreira x João Campos: quando será o embate entre o futuro da direita e da esquerda brasileira?
- Jason Lagos
- 16 de jan.
- 2 min de leitura

Nikolas Ferreira e João Campos são dois nomes promissores da direita e da esquerda brasileira. Nikolas já admitiu que pretende ser candidato à Presidência da República. Campos, sempre cotado pelos pares, nunca falou sobre o assunto.
Jovens e influentes nas redes sociais, ambos são vistos em seus campos políticos como potenciais candidatos à cadeira mais poderosa do Brasil, a de presidente da República. Em termos de redes, atualmente, Nikolas é numericamente maior que Campos. No Instagram, por exemplo, o bolsonarista conta com mais de 14 milhões de segudiores e o pessebista, com 2,8 milhões.
No entanto, esse seria um cenário possível apenas a partir de 2030 e, a princípio, somente para João Campos, que daqui a cinco anos terá 35, idade mínima para disputar o cargo. Nikolas só completa 35 em 2031, ou seja, só poderá disputar a presidência em 2034.
A idade coloca João Campos em condição de disputar uma eleição presidencial à frente de Nikolas, o que demandaria uma escolha sobre investir ou não não em uma carreira de âmbito regional.
Antes do âmbito nacional, os dois ainda devem cumprir etapas regionais. Nikolas Ferreira poderá disputar o Governo de Minas a partir de 2026, quando já terá 30 anos. O Governo de Pernambuco também é um caminho natural para Campos, que está no segundo mandato de prefeito. Caso sejam governadores, o desempenho dos dois também será fundamental para que dêem passos maiores.
Natural de Belo Horizonte, do bairro Cabana do Pai Tomás, comunidade da periferia de Belo Horizonte, Nikolas foi eleito, em 2020, o segundo vereador mais votado de BH, atrás de Duda Salabert (PDT). Em 2022, foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,47 milhões de votos. Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o pupilo da família Bolsonaro não foge de polêmicas e, recentemente, postou o vídeo sobre o rastreio do PIX que fez o Governo Lula revogar a medida.
Pernambucano de Recife, João Campos é de uma familia tradicional da política. Neto de Miguel Arraes e filho do ex-governador Eduardo Campos, que morreu enquanto disputava a Presidência da República em 2014, João foi eleito deputado federal em 2018 e prefeito em 2020. Reeleito em 2024, o prefeito é da ala de centro-esquerda que tem engajamento nas redes sociais, e inclusive foi chamado por Lula para discutir as etratégias de comunicação do governo.
Créditos: Itatiaia




Comentários