top of page

Ministros do Supremo consideram que não há clima para ordenar a prisão de Bolsonaro agora

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 19 de mar de 2024
  • 2 min de leitura

ree

A jornalista Carolina Brígido, do UOL, publicou uma matéria nesta segunda-feira (18), na qual apontou que "Nos bastidores, ministros do Supremo consideram que não há clima para ordenar a prisão de Bolsonaro agora. Ainda que a legislação aponte a medida como garantia da ordem pública, seria um paradoxo pensar em manutenção da ordem pública diante da comoção que a prisão causaria".


O jornalista do Metrópoles Ricardo Noblat repercutiu no X (antigo Twitter) a citação da falta de "clima" para a prisão de Bolsonaro, no âmbito do Supremo, gerando um grande número de comentários, a maioria deles criticando a postura do STF em se preocupar com o "clima" para prender, ao invés de demonstrar a materialidade dos crimes dos quais o ex-presidente é acusado.


Também nesta segunda, o jornalista Josias de Souza, igualmente do UOL, publicou uma matéria intitulada "Prisão preventiva de Bolsonaro seria erro estratégico".


Segundo o jornalista, "Do ponto de vista técnico, a prisão seria possível. O Código de Processo Penal tem um artigo que permitiria essa prisão. Mas do ponto de vista prático é desnecessária, a menos que Bolsonaro surte e coloque o pé fora do seu quadrado, atrapalhando as investigações. Aí ele fornece material para que a prisão preventiva seja decretada".


Outro jornalista do UOL, Reinaldo Azevedo, publicou, também nesta segunda (18), um texto que vai na mesma direção do que afirmou Josias de Souza. "Que Bolsonaro vai preso, vai. Que Bolsonaro vai ser condenado, vai. Por organização criminosa, por atentar contra a democracia, por atentar contra o estado de direito e até outras investigações que também podem render condenações em outros inquéritos. Mas tem que prender quando houver a condenação, a menos que ele dê motivos fortes o bastante para tornar sua prisão inevitável."


Para Reinaldo, o STF (Supremo Tribunal Federal) está tomando cuidado para não prender Bolsonaro "antes da hora" pois, desta forma, o ex-presidente poderia acabar se tornando um símbolo de luta política.


Chama a atenção o fato de que todos esses jornalistas vinham apresentando, em suas abordagens, uma perspectiva de prisão no curto prazo para Jair Bolsonaro. Agora, de forma praticamente unânime, agora apontam para uma prisão após o trânsito em julgado, o que provavelmente só ocorrerá no final deste ano ou no início de 2025.


Uma outra personalidade, desta feita do mundo religioso, que falou também nesta segunda (18) sobre uma eventual prisão do ex-presidente, e também da possibilidade da sua própria prisão, por conta do seu combate aos abusos do STF, foi o pastor Silas Malafaia.


A fala do pastor se deu durante uma entrevista concedida ao canal Fator Político, comandado pela Jornalista Berenice Leite. Confira o que disse o pastor.



Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page