Ministro da Defesa diz que Venezuela não vai passar pelo Brasil para invadir Guiana
- Jason Lagos
- 12 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou nesta segunda-feira, 11, que o Brasil não vai permitir o uso de seu território para que a Venezuela realize uma invasão à Guiana.
De acordo com ele, sem uma passagem por Roraima, a única forma das forças do ditador Nicolás Maduro chegarem é pelo mar.
“Eles só chegarão à Guiana passando, se passassem, por território brasileiro. E nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, disse.
Para Monteiro, os discursos de Maduro sobre a anexação de parte do território da Guiana não passa de uma manobra política.
O ministro não acredita que o ditador venezuelano levará o conflito adiante. “Se fosse perto das eleições eu me preocuparia muito. Mas ele não vai conseguir passar um ano tentando, adiando o governo”, comentou.
Monteiro ressaltou que o governo vai garantir a integridade do território brasileiro e que o país não vai se envolver em um possível conflito.
Entre as pessoas mais próximas do ministro José Múcio Monteiro, um dos pernambucanos que integram o alto escalão do Governo Lula, já não há mais dúvida de que ele está contando os dias para deixar o cargo e voltar às atividades consultor de gestão empresarial.
“Ele não vai sair agora mas, sem dúvida, o fará em 2024, talvez nos primeiros meses, a depender das circunstâncias” resumiu uma fonte que, recentemente, conversou com ele.
Embora os mais próximos soubessem, desde o início, que o atual Ministro da Defesa, ao aceitar o convite pessoal do presidente Lula para cuidar do seu relacionamento com os militares, deixara claro que sua permanência era temporária, imaginava-se que com o êxito que teve na missão com os militares e também no transporte dos brasileiros repatriados de Israel, ele se animasse a permanecer, mas não foi isso que aconteceu.
Múcio quer mesmo sair, embora entenda, segundo um outro amigo, que precisa de calma pois na sua área as coisas acontecem de forma imprevisível, como ocorreu na semana passada com a eclosão da crise entre a Venezuela e a Guiana, obrigando as Forças Armadas a deslocar tropas e armamentos para a fronteira do Brasil ao norte com a Venezuela e a Guiana.
Um dos mais competentes dos ministros de Lula, José Múcio que, por pertencer a uma família de usineiros, esteve politicamente na oposição ao PT e nunca teve aproximação direta com o partido de Lula em Pernambuco, é conhecido pela facilidade em abrir canais de entendimento.
O maior legado que José Lúcio vai deixar para Pernambuco nesse tempo de ministro é a decisão de construir no estado a Escola de Sargentos do Exército, um grande investimento gerador de emprego e renda em municípios metropolitanos não tão beneficiados por investimentos privados ou via cobrança de impostos.




Comentários