Mendonça Filho e Débora Almeida farão dobradinha em 2026; Fernando Filho terá prejuízo eleitoral
- Jason Lagos
- 1 de jul.
- 2 min de leitura

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) e o deputado federal Mendonça Filho (UB) irão anunciar, em breve, uma parceria para o próximo ano nas cidades de São Bento do Una e Belo Jardim. Os dois parlamentares já vêm cumprindo agenda conjunta nos municípios do Agreste, onde foram, respectivamente, majoritários nas eleições de 2022.
Tanto um quanto o outro têm capacidade de transferir muitos votos para os companheiros de chapa nos municípios onde nasceram e fazem política.
Com a nova dobradinha, quem vai sair prejudicado é o deputado estadual Antonio Coelho, que dobrou com Mendonça em Belo Jardim em 2022 e teve mais de 7 mil votos, a sua segunda maior votação no Estado – a primeira foi em Petrolina.
Com este gesto, Mendonça se afasta ainda mais da família Coelho apesar de permanecer no mesmo partido, o União Brasil. Especula-se que ele pode em abril ingressar no PSD da governadora, mesmo partido para onde vai Débora Almeida, mas a quem pergunta Mendonça afirma que não tomou nenhuma decisão até o momento, embora tenha recebido convites de outras legendas.
“Uma coisa é certa, os Coelhos estão com João Campos e eu apoio a reeleição de Raquel, portanto não vamos estar juntos no próximo ano”- afirmou a ele a um amigo este final de semana. A esta mesma fonte ele teria dito que já conversou com Antonio Coelho sobre o assunto e o mesmo se mostrou compreensivo.
Exercendo forte liderança em São Bento do Una, Débora recebeu, no pleito anterior, 10.444 votos na cidade. Já Mendonça, que tem suas raízes em Belo Jardim, contou com a confiança de 15.755 eleitores do município. A aliança conta com o respaldo do Palácio, que tem aplicado milhões em investimentos nessas bases.
O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), que também vai apoiar Débora, teve em 2024 72,69% dos votos do município em sua candidatura à reeleição. Há quem aposte que a deputada pode chegar aos 10 mil votos em Belo Jardim, pois em 2022 ela teve 3.394 votos no município.
Mais do que uma simples união de forças, a “dobradinha” entre Débora e Mendonça é considerada estratégica para o governo Raquel Lyra, que busca consolidar seu palanque no interior, ampliando sua influência regional.
Créditos: Blog Cenário e Blog Dellas




Comentários