top of page

MDB acirra disputa com PSD e quer filiar Raquel Lyra; blog garante que a governadora irá para o PSD

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura
ree

Com as negociações de uma fusão com o PSDB frustradas, o MDB tenta agora atrair um dos principais quadros tucanos, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. O presidente da legenda, Baleia Rossi (MDB-SP), se reuniu com Lyra há dez dias para discutir o assunto.


A governadora deve concorrer à reeleição no Estado e ganharia a direção local da legenda, caso aceitasse a mudança. A tentativa do MDB de atrair Raquel é mais uma ofensiva contra o PSD, de Gilberto Kassab, que também tenta convencê-la a se filiar.


A pernambucana é vista por aliados de Michel Temer como um nome forte para atrair mais deputados para a legenda em 2026, além de ampliar a influência dessa ala da legenda no Nordeste.


A governadora de Pernambuco tem dito a aliados que está pensando sobre o assunto e avalia os convites de ambos os partidos, PSD e MDB. Um dos pontos de vantagem na filiação ao MDB seria retirar a legenda da base aliada do prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE), que deve enfrentar a governadora nas urnas em 2026.


O MDB chegou a fazer parte do governo Raquel Lyra no início do mandato. Desde o ano passado, porém, rompeu a aliança e passou a integrar a gestão de Campos na prefeitura da capital pernambucana. Em janeiro, o partido anunciou que sairia da base aliada e passaria a atuar de forma independente na Assembleia Legislativa.


Apesar de se manter aliada a alguns emedebistas, como o senador Fernando Dueire, a governadora perdeu influência na sigla com os movimentos de Campos. Hoje, o MDB ocupa a secretaria de Relações Institucionais de Recife, com Raul Henry, presidente municipal da legenda. Integrantes do partido afirmam, porém, que o desenho político para 2026 poderá ser outro.


Um ponto levantado por integrantes da cúpula do MDB é que Raquel vem se aproximando do governo Lula, e a postura de Kassab, com críticas ao Planalto, pode afastar a governadora do PSD.


A entrada da governadora no MDB para a disputa à reeleição pode forçar o PT a se manter neutro na disputa local de Pernambuco, já que o presidente é aliado de João Campos e, ao mesmo tempo, mantém proximidade com caciques do MDB no Nordeste.


Na noite dessa segunda-feira (24), o Blog do Elielson anunciou que Raquel Lyra "vai se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab, no próximo dia 10 de março, em evento com a participação de parlamentares do partido. Detalhes sobre o local, no entanto, ainda não são conhecidos." A informação teria sido confirmada ao blog por uma fonte próxima ao presidente nacional da legenda.


Créditos: O Globo e Blog do Elielson

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page