top of page

Marqueteiro Adriano Oliveira teve bons e maus momentos profissionais em Santa Cruz do Capibaribe

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 7 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Contratado pelo prefeito Fábio Aragão para atuar em seu projeto de reeleição, o cientista político Adriano Oliveira teve desempenhos distintos nas duas campanhas majoritárias que atuou com o grupo Boca-Preta.


Em 2012, o marqueteiro foi bem sucedido, a partir da escolha do slogan da campanha, "uma chance para Santa Cruz", até a vitória nas urnas de Edson Vieira sobre o então considerado imbatível nas urnas, José Augusto Maia, que à época era deputado federal.


O êxito eleitoral de Edson Vieira, que ganhou o pleito com uma diferença de quase três mil votos para José Augusto, guindou Adriano à condição de sumidade política em Santa Cruz do Capibaribe.


Quatro anos depois, entretanto, ele foi diretamente responsável por um desempenho eleitoral muito abaixo das expectativas do próprio Edson Vieira em sua campanha para a reeleição. Do outro lado estava o pai do atual prefeito, Fernando Aragão.


Adriano orientou a campanha do então prefeito Edson Vieira a apresentar e manter, até o fim, um discurso propositivo, sem responder às críticas e ataques da campanha adversária. A estratégia, claramente equivocada, quase levou o seu candidato à derrota.


De uma expectativa inicial de vitória acima de cinco mil votos de diferença, Edson Vieira penou para vencer com pouco mais de novecentos. É censo comum entre analistas e operadores da política local, que se a campanha durasse pelo menos 15 dias a mais, Fernando Aragão teria se sagrado vencedor da disputa.


Como analista político, Adriano Oliveira também já externou análises controversas. Em 2018, por exemplo, ele opinou que a operação Lava Jato, que fez uma verdadeira razia em partidos de Centro, e sobretudo no PT, por conta do bilionário esquema de corrupção na Petrobras, não teria maiores consequências, do ponto de vista eleitoral.


De viés esquerdista, antes de ser contratado por Fábio Aragão, Adriano já tinha demonstrado desaprovação à estratégia de Alessandra Vieira fazer campanha atrelada a um viés de Direita, representada hoje no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page