top of page

Lula lidera rejeição entre os principais nomes para presidente em 2026

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 24 de abr.
  • 2 min de leitura
ree

Mais de metade dos eleitores brasileiros rejeita completamente a hipótese de votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento foi publicado na terça-feira, 22, pelo instituto Paraná Pesquisas.


Segundo a pesquisa, a parcela do eleitorado que “não votaria de jeito nenhum” em Lula chega a 51,9%, enquanto 24,5% dos eleitores “com certeza” apoiariam a reeleição do petista e outros 22,3% “poderiam votar” no presidente no ano que vem.


O alto índice negativo coloca Lula na liderança da rejeição eleitoral entre quatro nomes cotados ao Planalto e que tiveram o seu potencial de voto medido pelo instituto. Inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece na sequência entre os mais rejeitados, com 46,4%.


Em seguida estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), reprovada por 43,9%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opção inviável para 37,1% dos entrevistados.


A taxa de rejeição a Lula subiu em relação ao levantamento publicado em julho de 2024, passando de 48,1% para 51,9%. No mesmo período, a parcela de apoio garantido ao petista recuou de 29,5% para 24,5%.


No mesmo período de dez meses, o apoio incondicional a Jair Bolsonaro se manteve estável, oscilando 0,3 ponto percentual para baixo, ao passo que a rejeição ao ex-presidente caiu cerca de quatro pontos percentuais.


Em 2023, Bolsonaro foi condenado duas vezes à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral pelas práticas de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no ano anterior, e encontra-se proibido de concorrer a cargos públicos até 2030.


Michelle Bolsonaro, por sua vez, teve diminuição tanto da parcela que votaria nela “com certeza” quanto do grupo que não a apoiaria “de jeito nenhum”, recuando dois pontos e três pontos percentuais, respectivamente.


A mesma redução desde julho de 2024 foi observada em relação a Tarcísio de Freitas, que passou de 11,7% para 6,8% no grupo dos eleitores garantidos e de 38,5% para 37,1% de rejeição total entre o eleitorado.


O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em 160 municípios, entre os dias 16 e 19 de abril de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais (pp) para os resultados gerais.



Créditos: Revista Veja

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page