Lula da Fonte defende que a federação União Progressista apoie reeleição de Raquel Lyra
- Jason Lagos
- 26 de ago.
- 2 min de leitura

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) defendeu, nesta segunda-feira (25), que a federação União Progressista esteja no palanque da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026.
“Eu, particularmente, irei defender até o fim que o Partido Progressistas, consequentemente, a Federação União Progressista marche com a governadora Raquel Lyra", disse.
O parlamentar comentou a divisão entre o PP e o União Brasil, que formam, agora, a União Progressista. Enquanto o PP, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), está alinhado à governadora Raquel Lyra (PSD), o União possui cargos na Prefeitura do Recife. Lula da Fonte, no entanto, ponderou que qualquer decisão será pactuada.
O deputado analisou que a pré-candidatura de Eduardo da Fonte (PP-PE) ao Senado é legítima e sua trajetória o credencia para uma disputa ao Senado Federal no próximo ano.
O congressista também avaliou que a Federação União Progressista busca romper a polarização entre os que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Também na data de ontem, o ex-ministro e candidato a deputado federal José Dirceu (PT), falou sobre o processo eleitoral pernambucano do próximo ano. Ele esteve em Recife para participar de um ciclo de debates promovido pelo PCdoB, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).
Questionado sobre o apoio do PT na disputa do ano que vem para o Governo de Pernambuco, Dirceu afirmou que a governadora Raquel Lyra (PSD) é quem deveria ser questionada se vai apoiar a reeleição de Lula.
"Ela vai apoiar o Lula em 2026? Essa é a pergunta que tem que ser feita, e não o contrário", argumentou. Segundo o ex-ministro, o PT deve apoiar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa pelo Executivo estadual.
"Hoje temos uma aliança muito sólida com o PSB. O prefeito João Campos assumiu a presidência do PSB, estive presente no congresso, e ele aprovou o apoio a Lula em 2026, com a chapa Lula e Alckmin. Apoiamos João Campos como pré-candidato a governador", disse Dirceu.
Créditos: Folha PE
Comentários