Lula contradiz Tebet e diz que ministra sabia da indicação de Márcio Poschmann para o IBGE; assista
- Jason Lagos
- 1 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O presidente Lula (PT) afirmou em sua live semanal nesta terça-feira (1º) que a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, “sabia há muito tempo” que ele indicaria o economista Marcio Pochmann para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A fala de Lula contradiz frontalmente o que a ministra afirmou durante entrevista, na semana passada. Na ocasião Tebet disse que na conversa que teve com Lula sobre o IBGE não foi posto o nome de ninguém, e que só agora estava conhecendo o nome de Márcio Poschmann.
“A Simone Tebet sabia que o Márcio Pochmann era o meu escolhido há muito tempo. Com toda clareza, ela ponderou que era importante terminar o Censo. Terminou o Censo, e agora o Márcio Pochmann vai tomar posse como presidente do IBGE“, disse.
Também na live, Lula saiu em defesa da indicação e disse que “não é aceitável as pessoas tentarem criar uma imagem negativa de uma pessoa qualificada como Pochmann“. “Ele é um dos grandes intelectuais deste país, extremamente preparado”, completou.
Na última quinta-feira (27), Tebet descartou qualquer tipo de desgaste político com o PT ou com o presidente Lula em função da indicação. “Não há desgaste com Lula ou PT. Se o presidente confia em Pochmann, vamos abrir as portas”, disse a ministra.
A ministra se reuniu com o indicado na última segunda-feira (31) e trataram de assuntos que dizem respeito ao Instituto.
Tebet afirmou que espera do futuro presidente do IBGE uma atuação “técnica e competente” e destacou a “grandeza” do órgão durante dificuldades sob o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Clique no vídeo, que traz a fala da ministra durante entrevista, na semana passada, e a constrangedora declaração do presidente Lula nesta terça-feira (1).




Comentários