Lula alega cansaço e receio com segurança para faltar a comícios; Janja não aparece em campanhas
- Jason Lagos
- 16 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Em conversas recentes com a cúpula do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegou cansaço e preocupação com a logística de segurança para não participar de comícios país afora nas eleições municipais de 2024.
A ausência do principal nome do partido vem frustrando a cúpula petista, que esperava maior engajamento do chefe do Executivo para conquistar ao menos uma prefeitura de capital.
Lula disse aos correligionários que precisaria ir além do expediente para participar das campanhas. Isso porque a legislação proíbe que agentes públicos participem de atos eleitorais durante o horário de trabalho.
Também proíbe o uso de recursos públicos para tal finalidade. Dessa forma, o PT teria que arcar com as viagens do presidente.
O petista também expressou preocupação com a logística que envolve seus deslocamentos. Ainda que seja para um evento não oficial, a equipe de segurança, comandada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), e seus assessores trabalham antes e durante suas viagens.
O PT gostaria que o presidente estivesse presente nas campanhas em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO).
Em 2020, o partido não ganhou em nenhuma capital e espera reverter esse cenário em 2024. Mas a ala da legenda que organiza a estratégia eleitoral diz não acreditar mais que Lula estará nesses palanques antes do 1º turno, que será realizado em 6 de outubro.
A única cidade que Lula ainda deve visitar antes do 1º turno para agenda eleitoral é São Paulo. O petista deverá ir ao menos mais uma vez para a capital paulista, em 29 de setembro, a 6 dias da eleição.
A imagem da primeira-dama Janja Lula da Silva também não apareceu nas campanhas eleitorais das candidatas do PT nestas eleições como o partido desejava. A 3 semanas do 1º turno, em 6 de outubro, praticamente nenhuma postulante nas grandes cidades usou a influência da socióloga para tentar alavancar a candidatura.
Das 19 candidatas do PT nos 103 maiores municípios do país, só duas exploraram a imagem de Janja nas redes sociais desde o início da campanha, em 16 de agosto. Em ambos os casos, em uma única postagem: para lembrar o aniversário de 58 de anos da socióloga, em 27 de agosto.




Comentários