top of page

Lewandowski aceita convite de Lula para ser ministro da Justiça

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 11 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Ricardo Lewandowski, 75 anos, aceitou nesta 4ª feira (10) o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O anúncio será oficializado nesta 5ª feira.

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ocupará a vaga deixada por Flávio Dino (PSB-MA), que foi indicado pelo petista e aprovado pelo Senado para compor a Suprema Corte.

Na 2ª feira (8), Lula e Lewandowski se reuniram no Palácio do Planalto, fora da agenda do presidente. Novo encontro entre os 2 aconteceu na noite de 4ª feira (10.jan), dessa vez no Palácio da Alvorada, com a participação de Flávio Dino.

A posse do novo ministro ainda deve demorar e pode ser realizada apenas em fevereiro. Dino deve se desvincular do cargo até 6ª feira (12).

Ele deseja retomar seu mandato como senador antes de assumir definitivamente o posto no STF, o que está previsto para 22 de fevereiro.

Neste período de transição, Lewandowski tem de encerrar vários contratos com clientes para quem advoga, cessar sua participação em processos e suspender os efeitos de procurações.

Também deve sair do Conselho Jurídico da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Esta é a 2ª vez que Lula indica Lewandowski para um cargo de relevância.

Em 2006, em seu 1º mandato, o petista indicou o magistrado para o STF. Os 2 mantêm uma relação de proximidade há décadas.

Ambos iniciaram suas carreiras em São Bernardo do Campo (SP), cidade da região metropolitana de São Paulo.

A consequência direta da nomeação de Lewandowski é a perda de espaço do PSB na Justiça, enquanto postos ligados ao PT devem ser preservados.

O atual secretário nacional de Segurança Pública, ex-deputado Tadeu Alencar (PSB), deve deixar o posto, considerado muito relevante para aliados de Lewandowski.


Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page