top of page

Javier Milei diz que pode ser eleito em primeiro turno na Argentina

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 14 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

O economista e deputado Javier Milei, candidato à Presidência da Argentina pela coalizão La Libertad Avanza, comemorou a vitória nas eleições primárias e disse que pode ser eleito já em 1º turno.


Com 95,6% dos votos apurados, Milei teve 30,1% da preferência dos eleitores argentinos nas primárias –que definem os nomes que concorrerão à Casa Rosada. A coalizão de Milei, que reúne 4 partidos, lidera em 16 dos 24 distritos do país.


“Agradeço a esse um terço dos argentinos que decidiram mudar a Argentina […] Estamos em condições de vencer a casta no 1º turno”, afirmou o candidato da direita.


Para vencer a pleito em 1º turno, Milei precisaria obter pelo menos 45% dos votos válidos ou acima de 40% com uma vantagem de 10 p.p. ou mais sobre o 2º colocado. A eleição está marcada para 22 de outubro. Se houver necessidade de 2º turno, os argentinos voltam às urnas em 19 de novembro.


Milei lembrou que as pesquisas mostraram ele em 3º lugar individualmente, mas declarou que sua campanha se impôs para vencer as primárias.


O economista liberal está confiante para o desempenho da aliança de direita nas eleições legislativas. Ele projeta que, com base nos resultados das prévias, a coalizão La Libertad Avanza elegerá 35 deputados e 8 senadores. Hoje, tem 2 apenas congressistas –ambos na Câmara.


Milei afirmou ainda que sua campanha acabará com o kirchnerismo e com a “casta política parasitária” do país. Enalteceu o desempenho de Carolina Píparo, candidata ao governo de Buenos Aires. Ela foi a 2ª mais votada individualmente, atrás do atual governador, o peronista Axel Kicillof.


“Quero agradecer às nossas equipes de trabalho, já que apesar de termos sido acusados de não ter equipe, somos o único espaço que fez uma proposta completa para um programa de governo. Que grande equipe reunimos para colocar a Argentina de pé!”, completou Javier Milei.


A corrida só se encerrará em outubro caso Milei conquiste votos de seus adversários.


Sem nenhuma estrutura partidária, Javier Milei venceu em 16 das 24 províncias argentinas. Ele ganhou, com muita vantagem, em províncias onde o peronismo nunca perde.


O resultado indicaria o cansaço social da população com a política tradicional. O candidato de direita, amigo de Bolsonaro, obteve dez pontos a mais do que qualquer pesquisa indicou.


Créditos: Poder360

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page